Jornal Nova Geração

Ampliada vacinação da gripe em Estrela

Iniciada na metade de abril, então com a imunização voltada a crianças, gestantes e profissionais da saúde, a 23ª Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza – responsável pela Gripe – terá nova etapa em Estrela a partir desta segunda-feira. O novo grupo prioritário, definido pela comissão de saúde do Governo Estadual, contemplará agora idosos com 60 anos ou mais e professores. Crianças e gestantes que ainda não realizaram a vacina poderão seguir buscando a imunização.

A segunda etapa da Vacinação da Gripe está programada para ocorrer até 8 de junho, e contemplará idosos com 60 anos ou mais e professores de creches, pré-escolas (Educação Infantil), Ensino Fundamental, Ensino Médio, Profissionalizantes, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior, de caráter público e privado (com documento que comprove a função). Entre as exigências para as pessoas com 60 anos ou mais, trazer a carteira de vacinação com registro da vacina Covid, pois é necessário respeitar um prazo de 15 dias entre as aplicações.

Estes grupos poderão buscar a imunização em diferentes locais e horários: das 7h30min às 13h30min – nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Imigrantes; Indústrias e Moinhos e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Boa União; das 13h às 19h – Posto Central, no Bairro Oriental. A Unidade Móvel de Saúde irá realizar roteiro por comunidades do interior; e vacinados serão vacinados a partir de 12 de maio (será seguida a lista dos acamados que fizeram a vacina Covid).

Crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes e puérperas (45 após o parto) que não realizaram ainda a vacina poderão seguir buscando a imunização. Crianças no Posto Central do Oriental, e as mulheres no Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami), das 8h às 12h / 13h às 16h30min.

Terceira

A terceira etapa, a partir do dia 9 de junho, visa a imunização de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes; caminhoneiros; trabalhadores de transporte; portuários; das forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; além da população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. O conhecido “Dia D” será realizado conforme oferta/disponibilidade de vacinas, ainda sem data estipulada.

Entre as orientações gerais, está a que pede para que pessoas com sintomas gripais adiem a aplicação da vacina para quatro semanas após inicio sintomas; assim como pessoas com PCR Covid positivo. Já aquelas que receberam a vacina Covid: Coronavac – aguardar 15 dias após a segunda dose; AstraZeneca: aguardar 15 dias da primeira ou segunda dose. Mas a vacina Influenza pode ser feita concomitante com as demais vacinas.

Outras

Vale ressaltar que no atual momento, a vacinação para outras enfermidades segue no Posto Central, das 13h às 19h. Mais informações pelo telefone 3981-1115.

Grupos e locais

Professores e pessoas com mais de 60 anos

Locais de vacinação:

– ESF Imigrantes

– ESF Indústrias

– ESF Moinhos

– UBS Boa União: 7h30min às 13h30min

– Posto Central: 13h às 19h

– ônibus da Saúde (Unidade Móvel) nos locais de atendimento do interior

– acamados: serão vacinados a partir de 12 de maio (seguiremos a lista dos acamados que fizeram a vacina Covid)

# pessoas com mais de 60 anos (levar a carteira de vacinação com registro da vacina Covid)

Etapas

Primeira etapa – (12/04 a 10/05)

– Crianças (6 meses a menores de 6 anos)

– Gestantes

– Puérperas (até 45 dias depois do parto)

– Povos indígenas

– Trabalhadores da saúde

Segunda etapa – 10/05 a 08/06

– Idosos com 60 anos e mais

– Professores

Terceira etapa – 09/06 a 09/07

– Comorbidades

– Pessoas com deficiência permanente

– Caminhoneiros

– Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso

– Trabalhadores Portuários

– Forças de Segurança e Salvamento

– Forças Armadas

– Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade

– População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: