Jornal Nova Geração

Anos Iniciais com um professor a mais por sala

(Foto: Pablo Reis)

Três projetos de lei do Executivo foram aprovados por unanimidade de votos na sessão da Câmara de Vereadores de Estrela nesta semana. Um deles autoriza a contratação, em caráter emergencial, de 41 professores de Anos Iniciais para cumprir 24 horas semanais. “O município está disponibilizando um professor a mais por sala de aula, nas Séries Iniciais, em função do déficit causado pelo período de aulas remotas. Da alfabetização depende todo o restante do aprendizado”, explica a secretária de Educação, Elisângela Mendes, afirmando que a iniciativa é pioneira.

O programa atenderá 41 turmas do 1º, 2º e 3º Ano de todas as nove escolas municipais do Ensino Fundamental. “Buscaremos com maior presença e contato cobrir possíveis lacunas na passagem do conhecimento, deixadas em razão pandemia, particularmente nestas fases de alfabetização, e isso com a qualidade que sempre buscamos na formação de nossas crianças, futuros cidadãos que vão escrever a nossa história”, enfatiza.

Individualidades

“Queremos garantir que uma possível defasagem educacional que possa ter ocorrido em razão da pandemia, por mais que tenhamos feito de tudo para impedi-la ou minimizá-la, agora seja sanada. Por outro lado, ainda dobrar o olhar também para aqueles que sofreram menos os impactos, atendendo as diferentes situações pedagógicas e individualidades, potencializando o ganho da aprendizagem das crianças e garantindo às famílias uma maior tranquilidade em relação ao futuro de seus filhos”, reforça Elisângela.

Convocação

O programa já vem sendo estudado e elaborado, e começa a ser colocado em prática. Primeiro, com a contratação em situação de emergência e excepcional interesse público, em caráter temporário de quatro meses, dos profissionais para atuação na rede municipal de ensino. Estes já começaram a ser chamados a partir da classificação da banca de contratos emergenciais realizada no início do ano e deverão estar em sala de aula, na prática, no início de setembro.

Outros dois projetos de lei autorizam a contratação emergencial de 10 auxiliares administrativos e doação de móveis à Igreja Assembleia de Deus de Estrela.

Auxílio para catadores de materiais recicláveis

O vereador Tiago Lehnen (PSD) solicitou informações a respeito dos trabalhadores que coletam materiais reciclados. Ele questionou se há alguma orientação ou auxílio à classe. “Considero importantes essas medidas, uma vez que precisamos dar atenção à classe”, disse. O parlamentar propõe, por meio de indicação, que o Executivo elabore projeto de lei para cadastrar, profissionalizar e incentivar os trabalhadores da coleta seletiva do município.

Comandante César assume quarta

A Administração Municipal de Estrela anunciou, oficialmente, o nome de César Augusto Pereira da Silva, como novo secretário de Administração e Segurança Pública. O anúncio foi feito por meio de portaria, editada dia 9 de agosto. A nomeação do Comandante César passa a vigorar na quarta-feira, dia 18.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: