Jornal Nova Geração

EMANCIPAÇÃO

Aos 30 anos, Colinas desponta e busca diversificar economia

A Cidade Jardim se destaca nas áreas de agricultura e saúde e planeja impulsionar o turismo

O município completa 30 anos de emancipação neste domingo, 20. São três décadas de preservaçãodas tradições, mas com olhar para o futuro. A cidade situada nas colinas do Vale do Taquari é predominantemente agrícola e busca incentivar a permanência do jovem no campo. Além disso, é referência nacional nas áreas da Saúde e Educação e não deixao de buscar seu lugar no turismo, em consonância com os investimentos regionais.

Hoje, Colinas tem um dos melhores programas agrícolas implantados, para auxílio e distribuição de recursos para os produtores rurais. Não é a toa que o foco principal é no setor primário. Quase 90% do valor de ICMS vem do campo, 50% da população mora no interior e metade do território é agrícola.

A sucessão familiar é um dos grandes objetivos da administração municipal. “Queremos manter o jovem no campo, e isso só tem uma forma de fazer: que a propriedade tenha gestão e possa ser lucrativa. Por isso, também, temos quase a totalidade do município coberta com cabos de fibra óptica, proporcionando internet.”

Outro ponto que merece atenção é a destinação dos dejetos suínos. “É um problema, e que nós precisamos buscar algumas alternativas para viabilizar ao produtor. Não pode ser um custo do Município, mas o agricultor já não pode mais arcar com isso sozinho. Temos que trazer para este debate as empresas integradoras, que também são responsáveis por essa situação.

Saúde como modelo para o Brasil

O Projeto 1000 Dias Para Mudar Uma Vida Inteira servirá de modelo para todo o Brasil. Instituído em 2017, o projeto qualificou o atendimento desde a gestante, às famílias com crianças até dois anos. “Estamos levando o projeto para uma apresentação em nível nacional, pois seremos premiados, já que o 1000 Dias está sendo levado para outros Estados”, disse Herrmann.

Colinas também firmou parceria com a Univates, para assistir os idosos. Hoje, a terceira idade representa 32% da população colinense. “Temos equipes que passam nas casas, para orientar as famílias, enfim, trazer uma assistência com o objetivo de aumentar a longevidade da nossa população.” Neste momento, a Saúde se concentra no mutirão de cirurgias eletivas, demanda represada durante a pandemia. São diversas especialidades, cuja lista de espera está sendo reduzida.

Parceria para formar cidadãos e atletas

Outra iniciativa, na área da Educação, é a parceria com a universidade para a utilização do complexo esportivo, em diversas modalidades. “Não temos condições de atender os jovens da maneira que a Univates atende, no que diz respeito à estrutura. Assim, buscamos essa parceria, e quem sabe teremos outros atletas de ponta, como temos nosso jogador de vôlei, o Lucão, que dispensa elogios”, lembra.

No início da pandemia, o prefeito relata que em três dias, o município já contava com aulas a distância. Segundo ele, o havia equipamentos de qualidade e uma plataforma adequada para atender os alunos. “Recentemente, tivemos um excelente número de alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), e a Secretaria de Educação é uma das duas secretarias no Estado a receberem premiação, justamente por desenvolver esse tipo de trabalho”.

Uma cidade de eventos e turismo

Ciclovia foi um sonho desde o ano de 2017, e este ano poderá se tornar realidade. Um caminho, abrangendo três municípios, e que poderá trazer muitos frutos para nós. O Trem dos Vales deverá, até, no máximo, em 2024, estar ligado ao ramal de Estrela, trazendo ainda mais turistas para a região.

Além disso, outros pontos e roteiros que estão em criação no Vale do Taquari devem render frutos para Colinas também. “Colinas está inserido em tudo isso. Estamos buscando nosso espaço, com a ciclovia, com os eventos, Natal, Páscoa, sempre com incentivos para tornar nossa cidade cada vez mais atraente”, conclui Herrmann.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: