Jornal Nova Geração

AVANÇOS

Aos 32 anos, Colinas desponta no turismo e comemora desenvolvimento no campo

Município celebrou 32 anos de emancipação nessa quarta-feira, 20. Além de aprimorar projetos culturais e considerar o setor turístico como alternativa de matriz econômica, o município aposta na sucessão rural para fortalecer agricultura

Foto: Karine Pinheiro

Colinas celebrou 32 anos de emancipação político-administrativa nessa quarta-feira, 20. Conhecida como Cidade Jardim, o município desponta com fortes atrativos turísticos e culturais, e comemora o desenvolvimento no setor primário. Com predominância das raízes econômicas no campo, busca incentivar a permanência de jovens na agricultura. Além disso, é referência em âmbito nacional em projetos que englobam saúde e educação.
Atualmente, Colinas possui cerca de 2,4 mil habitantes. Mais da metade da população vive em áreas rurais. O programa de incentivos agrícolas e auxílio aos produtores é o foco da administração municipal. O prefeito Sandro Herrmann destaca que a maior parte do retorno de ICMS vem do setor primário.

Além dos incrementos no campo, o chefe do Executivo aponta os avanços em pavimentação nas vias vicinais. “São aspectos que garantem o desenvolvimento econômico de todo o município. Buscamos a cada ano continuar com este trabalho. Temos mais de 50% das ruas pavimentadas e restam cerca de 40 quilômetros”, afirma.

Quanto à sucessão familiar, Herrmann ressalta que os indicadores são positivos. Na avaliação dele, manter os jovens na produção é a melhor forma de manter a gestão e o lucro das propriedades. “Esse movimento vai trazer grandes retornos no futuro.”

Reconstrução pós enchente

A cidade celebra a emancipação ao mesmo tempo em que ainda se recupera dos danos causados pelas enchentes históricas. A programação da “Páscoa Encantada” demonstra a união da comunidade em reestruturar os espaços e atrair milhares de pessoas ao município. A programação alusiva à data é referência na região e promete atrair mais de 60 mil pessoas.

“Diante dos momentos de dificuldades que a região passou, estamos mostrando que viramos essa chave e buscamos restabelecer a normalidade”, comenta Herrmann. Ele diz que parte das estruturas foram restauradas com apoio da comunidade, por meio do projeto Reflorescer. Quanto à pavimentação de algumas estradas, ainda há a espera por recursos. Outro foco da administração municipal, é o embelezamento da cidade. “Fazemos isso justamente para receber pessoas de todos os lugares. É o momento de voltar ao patamar em que estávamos antes das tragédias.”

Turismo fortalecido

Além de representar a retomada de eventos na cidade, a programação de Páscoa demonstra o desenvolvimento turístico e cultural de Colinas. O prefeito fala do retorno que os eventos consolidados, como Natal Luz e Vida e Blumentanzfest, trazem ao município e como o setor turístico também é visto como uma matriz econômica.

“Em função do ano passado, tivemos que dar um passo pra trás, mas agora vamos buscar acelerar o setor, que está em amplo crescimento”, afirma Herrmann. Além disso, outros pontos e roteiros organizados no Vale do Taquari beneficiam Colinas, como a ciclovia e eventos relacionados à cultura germânica.

Projeto é modelo nacional

O projeto 1000 Dias Para Mudar Uma Vida Inteira é reconhecido como modelo para todo o Brasil. Instituído em 2017, o programa busca oferecer atendimento especializado desde o momento da gestação até os dois anos de idade da criança. O movimento envolve o bem-estar e garantir a qualidade de vida durante o desenvolvimento infantil.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: