Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Apae recebe R$ 427 mil para investir em cultura e educação

Recurso foi disponibilizado pelo Pronas, por meio do projeto Arte terapia - Oficinas terapêuticas

Em 2019, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) se cadastrou no Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas). No fim do ano passado, foi aprovado para receber o valor de R$ 427 mil, por meio do projeto “Arte terapia – Oficinas terapêuticas aos usuários”. Com isso, será possível investir em oficinas de artesanato, aulas de teatro, expressão, construção de cenários, atividades de musicoterapia e aulas de dança.

Pelo menos 30 usuários, entre 6 e 70 anos, com deficiência intelectual ou múltiplas são contemplados. Conforme a diretora da entidade, Aline Machado, o objetivo é proporcionar atividades de diversas manifestações culturais, a fim de promover a reabilitação, inclusão e desenvolvimento da autonomia. “Queremos incluí-los na construção de uma sociedade inclusiva na qual todos tenham acesso às mesmas oportunidades”, afirma.

Potencialidades

O trabalho feito na Apae vai além do atendimento aos usuários. Segundo Aline, se busca incluir os responsáveis no processo, por meio da participação nas atividades propostas para, assim, auxiliar na progressão do tratamento, com melhor qualidade de vida e saúde. “Este projeto vem ao encontro do que propomos desempenhar. Queremos desenvolver o protagonismo para que os usuários tenham papel social de forma respeitosa, sem inferioridades”, salienta.

De acordo com a diretora, o contato com a arte pode incentivar as potencialidades latentes de cada pessoa, pois possibilita o desenvolvimento da imaginação e criatividade. “Por meio da arte, o indivíduo com deficiência pode se expressar, socializar e demonstrar sua singularidade. Pode, também, trabalhar suas emoções e habilidades, o que contribui, assim, para a inserção social”, frisa.

Sobre o Pronas

O Pronas foi desenvolvido para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam no campo da oncologia e da pessoa com deficiência.

É assegurado benefícios a pessoas físicas e/ou jurídicas que aplicarem parte do imposto de renda em projetos aprovados no programa. Para isso, cada cidadão poderá deduzir até 1% do imposto de renda ao Pronas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: