Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Apoio mútuo entre legisladores fortalece anseios regionais, diz presidente da Avat

Vereadora de Cruzeiro do Sul, Daiani Maria detalha atuação da associação em entrevista à Rádio A Hora

Presidente da Avat, vereadora Daiani Maria (Foto: Rodrigo Gallas)

O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, desta terça-feira, 23, recebe a vereadora de Cruzeiro do Sul e presidente da Avat, Daiani Maria. Ela ressalta que a associação é composta por um pluripartidarismo, com vereadores de diversas cidades. A vereadora menciona o movimento dos municípios da parte alta do Vale do Taquari e da desfiliação de algumas cidades da Amvat.

Em janeiro de 2023, explica que houve um movimento da parte alta do Vale para a formação de uma associação desta região, contudo não houve adesão das câmaras por entenderem que há uma necessidade de união entre os municípios. Conforme Daiani, apesar das diferenças entre as regiões baixa e alta, ambas procuram apoiar nos problemas e demandas específicas de cada cidade.

A vereadora frisa que o apoio mútuo entre as necessidades das regiões é interessante no sentido de atingir os objetivos estipulados para 2023.

Ao falar sobre a importância do papel do vereador na tomada de decisões, Daiani menciona a importância na composição deste quadro em cada município. Ao citar o exemplo de Cruzeiro do Sul, relata a renovação no Legislativo da cidade e nas novas formas de se comunicar com o cidadão via redes sociais.

A participação é incentivada em Cruzeiro do Sul por meio do programa “Câmara vai aos bairros” de onde saem as demandas e sugestões da comunidade para posteriormente serem encaminhadas ao executivo.

Ir aos encontros dos munícipes é relevante já que nem todos tem possibilidade de participar das sessões e assim ela destaca o papel do vereador nesta aproximação entre a comunidade, legislativo e executivo.

Em 120 dias como presidente da Avat, Daiani avalia a participação ativa nas discussões das cidades e as estratégias de campanha eleitoral, saúde, free flow, o desenvolvimento de um fórum junto à Emater a favor do combate à violência doméstica, em especial às mulheres rurais.

A vereadora ressalta os números crescentes em relação à violência doméstica no meio rural, e na necessidade de atingir este público que tem um acesso limitado às delegacias da mulher.

Assista a entrevista na íntegra

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: