Jornal Nova Geração

ELEIÇÕES 2024

Após impugnações, PSB fica sem candidatos a vereador em Estrela

Todos os dez postulantes à câmara tiveram seus pedidos de registro indeferidos pela Justiça e não recorreram da decisão. Partido ainda pode apresentar substitutos

Crédito: Jhon William Tedeschi/Arquivo

O PSB está sem nominata de candidatos a vereador em Estrela. Os dez nomes indicados pelo partido na convenção partidária, em julho, tiveram seus registros indeferidos pela Justiça Eleitoral. Como não apresentaram recurso dentro do prazo legal, os processos transitaram em julgado.

Para a maior parte dos candidatos, o motivo para indeferimento é semelhante ao de José Alves dos Santos, candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Renato Horn, também do PSB. Eles não apresentaram certidões criminais da Justiça Estadual de 1º e 2º Graus, requisito essencial para o registro.

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Estrela, Sandro Ferrari, o partido ainda pode apresentar substitutos à eleição legislativa. Porém, há um prazo para a efetivação, devendo ser feito em até dez dias a contar da publicação da sentença ou até 20 dias antes das eleições de 6 de outubro.

“Nenhum dos candidatos atendeu às intimações para completar a documentação faltante. Um que outro também apresentava situações como falta de RG legível. Mas de todo modo, não houve resposta às intimações e todos perderam o prazo para anexar esses documentos”, esclarece.

Apenas um dos dez candidatos a vereador – Cristiano Scheer – teve o registro impugnado a pedido do Ministério Público Eleitoral, por conta de condenações passadas. Neste caso, o prazo de oito anos de inelegibilidade ainda não foi superado.

A reportagem tenta contato com o advogado do PSB, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

LEIA TAMBÉM: Justiça indefere candidatura de “Bonitinho” em Estrela

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: