A CCR ViaSul promove, na manhã desta sexta-feira, 28, a liberação de uma das faixas da pista Norte (sentido interior) na ponte sobre o Rio Taquari, na região do km 350 da BR-386, entre Estrela e Lajeado. A ação foi possível após a verificação dos resultados satisfatórios obtidos nos ensaios realizados na última semana na estrutura, que demonstraram a eficácia das atividades de recuperação realizadas pela Concessionária e em atendimento ao cronograma de liberação previamente divulgado.
Assim, a partir de agora, o fluxo seguirá com quatro faixas, sendo três na pista Sul (sentido capital), das quais duas no sentido capital e uma no sentido interior, enquanto a outra faixa recém liberada na pista Norte, exclusivamente para tráfego em direção ao interior.
A passagem de pedestres e ciclistas permanece sendo feita em área segura delimitada na pista Norte.
A CCR ViaSul reforça que a ponte está totalmente segura para receber a circulação de veículos em uma das faixas após a conclusão dos serviços em um dos blocos. Em paralelo, seguem os trabalhos no segundo bloco, com previsão de término para até início de maio, quando deverá ser feita a liberação total da via.
Também, continuam as intervenções relacionadas à implantação das faixas adicionais, como recuperação do passeio e dispositivos de segurança, com previsão de conclusão para o início do segundo semestre.
Mesmo após a liberação de faixas, a concessionária seguirá monitorando a estrutura, podendo intervir quando necessário visando a segurança dos motoristas que utilizam a rodovia.
Entre os trabalhos realizados desde setembro do ano passado estão a execução de estacas raiz e instalação de camisas metálicas, consolidando o fuste dos estacões, responsáveis pelo reforço das fundações. Essas atividades são feitas por empresa especializada em trabalho embarcado (offshore) dentro do rio e por mergulhadores.
Intervenções emergenciais
Desde o dia 21 de setembro foi necessário interditar totalmente a pista Norte (sentido interior) da rodovia sobre a ponte do rio Taquari. A ação foi tomada após serem detectadas novas alterações nos monitoramentos constantes realizadas pela Concessionária na estrutura, que verificaram o surgimento de anomalias mais severas no dispositivo.
Assim, por conta da interdição, o fluxo na rodovia acontecia em sistema de contrafluxo, sendo uma faixa em cada sentido e uma terceira operando de forma reversível, ou seja, auxiliando o fluxo conforme o movimento mais intenso, ora sentido capital, ora sentido interior.