Jornal Nova Geração

ESTRELA

Área plantada do trigo dobra em um ano

Cultura de inverno ajuda na correção e preservação do solo. Preço do grão está em alta frente ao milho

O produtor Rafael Kich, de Linha Novo Paraíso, mantém 143 hectares plantados (Foto: Divulgação)

Preparar a terra e semear o trigo durante a entrada do inverno é a realidade para mais de 100 famílias nas propriedades rurais de Estrela. No último ano, a área plantada com o grão mais que dobrou. Com mais de 600 hectares no município, a cultura se consolida como nova fonte de renda para os agricultores.

O produtor Rafael Kich, de Linha Novo Paraíso, mantém há alguns anos duas áreas de trigo, que somam 143 hectares. Uma fica na propriedade da família; a outra, em Linha Wink. Segundo ele, a família percebeu que o plantio traria efeitos positivos. “Mesmo que o trigo produzido seja de baixa qualidade, por conta da produtividade ou da qualidade do grão no fim do processo, ele já deu lucro, pois a palha que fica sobre o solo enriquece para o próximo plantio.”

Após a colheita do trigo, a matéria orgânica que fica sobre a plantação eleva a qualidade do solo. Assim, o plantio de outras culturas – como a soja, que é utilizada na rotação do trigo pelos Kich – é beneficiado.

O produtor revela ainda que a palhada do trigo deixa para trás proteínas ao solo. “Para iniciar o plantio da soja, por exemplo, nem sempre é necessário aplicar adubo e defensivo agrícola, no primeiro momento. Isso se traduz em economia e melhor utilização do solo”, recomenda Rafael Kich.

O secretário municipal de Agricultura, Douglas Sulzbach, avalia como positivo o movimento dos produtores rurais de Estrela. Segundo ele, o produtor despertou para a possibilidade do trigo tornar-se uma fonte de renda e uma atividade consorciada com outras, como o caso da produção de leite, criação de frangos ou suínos. “Estamos falando de uma alternativa de renda e diversidade para a nossa produção. Entre 2020 e 2021, a área plantada mais que dobrou, fazendo com que hoje mais de 100 famílias estejam envolvidas com o trigo, cultivando uma área de aproximadamente 600 hectares”, conta.

Sulzbach justifica que a própria expectativa de colheita da safra do trigo – plantada no fim de maio e colhida entre outubro e novembro – anima toda a cadeia produtiva no Estado. “Estamos falando de um grão cuja produção do Rio Grande do Sul ainda não é autossuficiente”, avalia.

Item valorizado no mercado

O engenheiro agrônomo Álvaro Trierweiler, chefe do escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Estrela, pontua que na balança comercial das commodities o preço do trigo está mais elevado do que o milho – o que segundo ele é uma espécie de inversão de papéis. Neste sentido, quem planta trigo pode neste momento pode ter um bom rendimento financeiro. “Além de uma ótima opção de correção e conservação de solo, o trigo é indicado para a rotação de culturas. Ele reduz os problemas com insetos e plantas, minimizando a quantidade de herbicidas em uma lavoura.”

Trierweiler conta ainda que no rol de benefícios do cultivo de trigo há uma novidade entre os produtores. Trata-se do uso do produto como composição de silagem para os animais.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: