Jornal Nova Geração

ESTRELA

Artistas regionais pintam um dos maiores murais do mundo no Porto de Estrela

Com mais de 9 mil metros² e 32m de altura, os 19 silos serão pintados no estilo anamórfica

A missão é nobre e serão necessários cerca de 270 baldes e 500 sprays de acabamentos para pintar as paredes de concreto dos 19 silos do Porto de Estrela. Planejado desde julho pela Nutritec, empresa que opera no local, a reforma tem previsão de ser concluída em maio do próximo ano. Quatro artistas da região farão a pintura que terá a imagem principal voltada para o lado de Lajeado. Este será um dos maiores murais já produzidos no mundo.

A Nutritec patrocina 100% do projeto, com o estudo e planejamento para disponibilizar tintas, Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e de segurança. Uma empresa especializada em trabalho em altura acompanhará todo o processo de pintura para garantir a integridade dos artistas. O valor da obra corresponde a parte do R$ 1 milhão que foi destinado para reformas das estruturas prediais e manutenção e recuperação das máquinas e equipamentos.

A profissional de Marketing da Nutritec, Bianca Wermann, conta que quando era criança, entrava na área portuária e se deslumbrava com a estrutura. “Quando sugeriram um outdoor nos silos, pensei que esse espaço merecia mais. Ele está há tanto tempo e é um ponto de referência no Vale, precisa de algo mais elaborado. Foi aí que tivemos a ideia de pintar”, aponta.

Artistas da Serra Gaúcha e do eixo Rio X São Paulo foram contatados, mas a escolha final se deu por moradores de Arroio do Meio e Estrela. Luísa Born, Samuel Hergesell, Júlio Delazeri e Henrique Nunes Lopes são responsáveis por dar cor ao cinza dos silos. Conforme Bianca, essa é uma forma de divulgar a Nutritec e valorizar ainda mais os artistas regionais.

“Dar vida”

Segundo o diretor da Nutritec, Evaneo Alcides Ziguer, apesar de ser uma unidade de negócio, a ideia é, além de tornar o local referência para a economia da região, transformar o material em “vida” para que a população também possa utilizá-lo. “A parte externa pode virar ponto turístico porque o acesso à orla é livre. Eles poderão usufruir da obra para fazer selfie e divulgar o trabalho. Esse é mais um espaço de lazer para a comunidade regional”, afirma.

De acordo com Ziguer, o primeiro objetivo é materializar a obra e usufruir e, no segundo momento, será encaminhado o projeto para a aferição do Guiness Book (o Livro dos recordes) como o maior mural a céu aberto do mundo. “Potencial tem e contatos serão feitos, mas a prioridade agora é desenvolver o trabalho e torná-lo realidade”, salienta.

Sobre a pintura

Os quatro artistas foram divididos em duplas e trabalharão três dias por semana. Com o auxílio de um drone, farão a pintura do mural que utiliza técnicas de graffiti.

A imagem está sob sigilo de contrato. Mas, por ser uma empresa de grãos, deve ter elementos do setor. A paleta de cores tem tonalidades de vermelho, por ser a cor da empresa, e outras cores quentes para dar destaque em meio ao verde da orla do Rio Taquari.

Luísa Born

A estrelense Luísa Born foi uma das artistas a pintar o prédio da Polar. Ela lembra que, junto com o colega Henrique, imaginava pintar os silos algum dia. “Quando a Bianca nos chamou para orçar, foi um ‘baque’ porque sonhávamos em fazer isso dentro de uns 5 a 6 anos. A responsabilidade é grande, assim como a empresa, a gente também quer destacar o nosso serviço. Estamos felizes e ansiosos para de fato começar”, afirma.

Para Luísa, a arte cria conexões. Este projeto deve abrir caminhos em Estrela para artistas da região acreditarem mais nesse trabalho. “Tem pessoas que não se colocam no mercado. É a partir dessa visibilidade que muitos outros artistas podem surgir, pois irão confiar na arte”, ressalta.

Henrique Nunes Lopes

Henrique Nunes Lopes trabalhou junto com Luísa na pintura do prédio da Polar. Conforme ele, os artistas passam anos “trabalhando e estudando e, quando acontece algo assim, se sentem estranhos”. Para ele, a pintura ainda é vista como um hobby, mas na verdade, é como qualquer outra profissão. “Exige investimento, esforço e estudo, nunca paramos de aprender”, aponta.

Segundo Lopes, hoje em dia é difícil viver de arte, por isso todos se dividem entre isso e outros empregos. “A região vem em um movimento ascendente em relação à arte. Isso traz oportunidades, além de sensibilidade e credibilidade para os artistas. Com o tempo esperamos que isso seja valorizado”, salienta.

Júlio Delazeri

Júlio Delazeri trabalha junto com Samuel desde 2015. Para ele, só de fazer as demarcações de linhas, no mês passado, com o auxílio de um guindaste, já foi uma experiência que mostra como será daqui para frente. “Vamos colocar em prática nosso melhor e vai ficar incrível”, finaliza.

Samuel Hergesell

Neste ano, Samuel Hergesell completou 15 anos de atuação com murais. Natural de Arroio do Meio, ele diz que este é o auge da carreira. “É prazeroso olhar para isso e ver que teremos muito trabalho pela frente. Temos uma equipe bem formada, com colegas competentes. Não queremos só pintar, mas sim mostrar nosso melhor para a Nutritec, Estrela e região”, pontua.

O desafio, para o artista, está na circunferência dos silos, que tem 3,4 metros de profundidade. “Não é um mural reto, então será uma arte no estilo anamórfica. As pessoas só conseguirão ver a arte completa de frente. Conforme vai observando as laterais, a pintura vai se perdendo”, explica.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: