Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

As brigas que valem a pena

Há movimentos e movimentos. E as boas ações estratégicas dependem dos propósitos e de quem você escolhe para compartilhar as lutas

Há movimentos e movimentos. E as boas ações estratégicas dependem dos propósitos e de quem você escolhe para compartilhar as lutas. No Vale do Taquari, um grupo de bravos empresários, agentes políticos, líderes regionais e representantes de diversas entidades civis da região dividiu uma importante e crucial trincheira em meados de 2008. O movimento ganhou força após o mais grave acidente já registrado na história da BR-386, que matou 13 pessoas na sinuosa ponte do Arroio Concórdia, em Fazenda Vilanova. Naquele momento, a Comissão Pró-Duplicação decidiu não mais aceitar a inércia dos governos e foi à luta. As primeiras intervenções diplomáticas não funcionaram como o esperado. Cansados das promessas, eles decidiram ir à guerra. Em um protesto histórico realizado em Estrela, aqueles cidadãos comprometidos com o Vale trancaram a rodovia federal durante horas e, mesmo sob a chuva, não arredaram o pé até o recado chegar às mais altas autoridades do estado e do país. Naquele dia, eles sabiam que a briga era necessária para gerar a segurança, o desenvolvimento regional e as oportunidades de negócios já consolidadas nos dias atuais. E, por óbvio, o recente sucesso empresarial às margens da estrada não é obra do acaso.

Jet Ski e barco à Defesa Civil

O governo de Estrela vai abrir licitação para equipar a Defesa Civil local. O edital deve ser publicado na próxima semana. É um movimento necessário para garantir mais agilidade no monitoramento e auxílio aos ribeirinhos em dias de enchente, principalmente. E, entre as prováveis compras estudadas pelo Gabinete de Segurança Pública, destaque para uma moto aquática (jet sky) com capacidade para três pessoas, um drone profissional, e um barco em fibra de vidro.

Articulação com os bancos

Prefeito de Estrela e presidente da Amvat, Elmar Schneider (MDB) foi um dos principais articuladores da visita ao Vale do Taquari dos representantes do Banco Mundial e do BRDE. Por meio da linha de crédito Sul Resiliente, a região pode buscar algo em torno de R$ 500 milhões disponíveis para obras de infraestrutura para prevenir e/ou mitigar os impactos de desastres naturais por meio de parques urbanos e lineares; sistemas de macro e microdrenagem; dragagem; estabilização de encostas; proteção das margens dos rios; requalificação urbana; reassentamento de famílias; planos de contingência; e, treinamento para funcionários municipais e aquisição. E tomara que tudo isso saia do papel, é claro.

Sete, oito, nove candidatos…

O pleito de 2020 reuniu nada menos do que sete postulantes em Estrela. Além do prefeito eleito, Elmar Schneider (à época no PTB e hoje no MDB), também concorreram Valmor Griebeler (à época no PL e hoje no Republicanos), Comandante César (à época no MDB e hoje no PL), Eduardo Wagner (à época no PSL), Policial Diego de Castro (à época no no DEM e hoje no PL), Denise Goulart (PT) e Paulo Argeu Fernandes (PDT). E pasmem. Para o pleito do ano que vem, há quem aposte em uma nova extensa lista de interessados no principal cargo do poder Executivo. Seriam eles: Elmar Schneider, Valmor Griebeler, Carine Schwingel (União Brasil), João Braun (PP), Jair Wermann (Novo), Denise Goulart e Renato Horn (PSB). E tem quem aposte no ex-prefeito Rafael Mallmann (União Brasil) e no ex-vereador José Alves (Podemos).

Partido Novo em Estrela

Presidente da Apae de Estrela, José Jair Wermann confirmou filiação ao Partido Novo. Nas redes sociais, ele postou uma foto ao lado do deputado federal Marcel Van Hatten (Novo), e anunciou a decisão de ingressar na sigla de cor laranja. Aos 61 anos, ele dedicou 22 anos à carreira de perito criminal da Polícia Federal e outros 19 anos ao setor privado. A partir de agora, quer participar de forma mais efetiva das decisões políticas do município e, não por menos, já é cotado como um novo pré-candidato a prefeito. “Já faço trabalho voluntário, mas, acredito poder fazer ainda mais”, escreve ele. “Optei pelo novo porque acredito que é necessário pôr fim aos privilégios e mordomias com o dinheiro público, bem como tenho em mente ser necessário um combate permanente à corrupção e à impunidade. E o Novo tem como bandeiras, entre outros, estes objetivos”, conclui.

PT lança pré-candidato em Teutônia

O Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu o diretório em Teutônia e decidiu lançar pré-candidatura própria à majoritária. E o nome escolhido para representar a sigla do presidente da República é o médico Carlos Renato Dreyer. E ele deve enfrentar Celso Forneck (PDT), Jonatan Brönstrup (PSDB) e Renato Altmann (PSD).

Curtas da semana

  • A cidade de Estrela deve ser beneficiada com a migração de – ao menos – uma ou duas empresas duramente atingidas pela enchente do Rio Taquari em municípios próximos. Além dessas, há outros empreendimentos de olho nas fatias de terra muito bem arquitetadas às margens da BR-386.
  • Sobre o tema acima, o governo municipal também observa outras rotas de desenvolvimento. Especialmente na Rota do Sol e na Transantarita.
  • Ainda sobre a BR-386, é bom lembrar que outros municípios também celebram a rodovia para atração de empresas e indústrias. Assim como as vias paralelas. É o caso de Fazenda Vilanova, que aposta em um condomínio industrial quase no entroncamento da Via Láctea (ERS-128) com a 386.
  • O governo de Teutônia parece convicto de que o 40º Batalhão da Brigada Militar (BBM) vai permanecer na cidade. Mas essa novela, a bem da verdade, está longe de terminar.
  • Em Colinas, os nomes de Regina Sulzbach (PTB), Marcelo Schroer (MDB) e Marco Rohr (PL) são apostas para concorrer em 2024.
  • O Conselho Municipal da Pessoa Idosa e o Cras de Bom Retiro do Sul promovem o Curso de Cuidador de Idosos. São 40 horas de duração, custeadas pelo Fundo Municipal da Pessoa Idosa, dentro do programa “Bom Retiro Mais Qualificado”, entre sete de novembro e sete de dezembro.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: