Jornal Nova Geração

ESTRELA

Funções econômicas e sociais do Registro de Imóveis pautam Café Empresarial da Cacis

Registrador público Everton Helfer de Borba, que responde temporariamente pelo Registro de Imóveis de Estrela, foi o palestrante

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou na sexta-feira, 1º, a terceira edição do ano do Café Empresarial, tradicional evento da entidade que traz informações de interesse dos associados e demais interessados. Na oportunidade, o registrador público e interventor do Registro de Imóveis de Estrela, Everton José Helfer de Borba, abordou o tema “Registro de Imóveis: funções econômicas e sociais”. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes.

Borba iniciou sua fala ressaltando que o Registro de Imóveis deve ser um elemento catalizador para gerar riquezas, empregos e tributos que vão retornar em forma de serviços à população. “No cartório vão aparecer novos empreendimentos, operações imobiliárias dos mais variados tipos que vão afetar a vida da sociedade. Cada protocolo registra uma história. Não é só um contrato, é o esforço de um empreendedor, a representação do sonho de uma família em ter sua casa”, observou.

Nesta linha, o interventor colocou que o Registro de Imóveis tem o papel de cuidar da propriedade das pessoas. De acordo com ele, os cartórios estão caminhando para um processo de desburocratização e que, em breve, todos os cartórios do Brasil estarão interligados. “É preciso observar os requisitos da lei, para garantir a segurança jurídica do registro. Já a interligação dos cartórios vai facilitar a consulta dos bens em outros estados, por exemplo, daquela pessoa que procura nossos serviços”, afirmou.

Dentre as funções sociais do Registro de Imóveis, Borba citou a profilaxia jurídica, isto é, negócio saudável, sem vícios, e a prevenção de litígios, ou seja, evitar conflitos futuros em cima daquele registro. Já como funções econômicas, elencou a redução da assimetria de informações, proporcionar o desenvolvimento de mercados financeiros, estimular o empreendedorismo, possibilitar a mobilidade de capital e investimento e fomentar o desenvolvimento econômico.

O interventor, no fim, ainda pediu a compreensão da comunidade diante das alterações recentes no Registro de Imóveis de Estrela e colocou que espera contribuir na mudança de visão sobre o serviço. “O problema não está nos cartórios em si, está na forma como a gente conduz isso. Há um esforço da classe no sentido de melhorar isso, aprimorar este serviço, de conduzir de uma forma mais evoluída e menos burocrática”, enalteceu.

O Registro de Imóveis de Estrela está localizado na Rua Tiradentes, 436, sala 102, Centro, junto ao prédio da Caixa Econômica Federal. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Contato pode ser feito pelo telefone (51) 3712-9272 ou pelo e-mail [email protected].

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: