Jornal Nova Geração

TURISMO

Às vésperas da Multifeira, o Vale se prepara para receber turistas

Roteiro turístico Delícias da Colônia conta com uma variedade de locais para que os visitantes possam conhecer. Novos estabelecimentos também esperam este público

Convento São Boa Ventura foi construído nos anos 1940 em pedras grês. Foto: Karine Pinheiro

O Roteiro Turístico Delícias da Colônia foi criado em 2002 para promover o turismo nas cidades de Estrela, Colinas e Imigrante. Durante os passeios, os turistas passam por locais que exaltam a gastronomia da região, além de conhecer espaços históricos.

Às vésperas da sétima edição da Estrela Multifeira, que ocorre nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 5, 6 e 7 de novembro, estes locais se preparam para receber os visitantes que vêm para o evento. Além dos lugares que integram o roteiro oficial, novos estabelecimentos que ficam na região também estão à espera dos turistas.

O Roteiro Delícias da Colônia começa na Linha São José, no interior de Estrela. Lá está situado o Alambique Berwanger. No porão da casa, os turistas podem conhecer o processo de produção da cachaça, além de experimentar uma gama de bebidas. O Alambique está em funcionamento há mais de 70 anos e a família Berwanger foi uma das fundadoras do roteiro.

Conforme o proprietário Inácio Berwanger, a venda de cachaças durante a pandemia se manteve na média dos anos anteriores. Entretanto, a dos licores caiu conforme as excursões turísticas pararam. Berwanger afirma que os licores eram procurados pelas mulheres, maior público das visitas turísticas.

Alambique Berwanger funciona há mais de 70 anos. Foto: Carlos Eduardo Schneider

Com a liberação de algumas atividades e a volta das excursões, as vendas se fortalecem novamente. Para a 7ª Estrela Multifeira, Berwanger diz estar preparado para receber quem quiser conhecer a cachaçaria.

Em Colinas, próximo à antiga estação férrea, a Casa do Artesão reúne artesanatos, produtos agroindustriais e o tradicional Café da Colônia, onde é feito um resgate cultural e gastronômico com artefatos produzidos no município.

A Casa foi fundada em 2006 com o objetivo de unir artesãos e produtores da agricultura familiar de Colinas. Em 2007, passou a integrar o roteiro turístico. Atualmente, o atendimento é feito aos sábados e domingos.

Conforme a primeira presidente e associada da Associação dos Artesãos e Produtores Coloniais de Colinas, Josiane Holz, o número de turistas caiu durante a pandemia. No entanto, Josiane afirma que, aos poucos, o número de visitantes aumenta. “O pós-pandemia nos trouxe a certeza de manter os cuidados que já tínhamos com os produtos e com o atendimento ao turista”, destaca.

A associada declara que a Casa do Artesão está esperando os visitantes com uma variedade de produtos coloniais e muito artesanato.

A Cascata das Orquídeas, em Imigrante, é um espaço ao ar livre com cascatas, trilhas ecológicas e orquídeas. Aberto desde 2016, o local passou a integrar o roteiro no mesmo ano.

Conforme o sócio proprietário, Tiago Caio, as visitas aumentaram durante a pandemia. Ele presume que esse crescimento tenha sido causado pelo espaço ser ao ar livre, assim as pessoas se sentem à vontade para visitar, com a volta das excursões turísticas. Caio afirma que está preparado para receber um número maior de visitantes durante a 7ª Estrela Multifeira.

O Cactário Horst é o maior da América Latina quando se fala em variedades de cactos e suculentas. Situado em Imigrante, as atividades do local iniciaram em 1962 pela família Horst.

Devido à pandemia, o cactário se manteve fechado por um período. Por este motivo, iniciaram o atendimento de forma online, conseguindo manter as vendas para clientes de todo o Brasil.

Cactário Horst é o maior em diversidade de cactos. Foto: Divulgação

Com o fechamento temporário, algumas pessoas vinham de longas distâncias para visitação no local. “Mesmo que tivéssemos divulgado, clientes vinham sem ter este conhecimento e acabavam tendo que voltar sem poder fazer o passeio”, lamenta.

No momento, o atendimento é feito presencialmente e via site. O estabelecimento possui equipes treinadas para lidar com grandes públicos.

O Convento Franciscano São Boaventura, em Imigrante, construído na década de 40, é um local histórico que possui a única capela em estilo medieval do Brasil. Até 2018, o local abrigou o túmulo do Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, único cardeal brasileiro até hoje a receber indicação no primeiro conclave de 1978. No local podem ser realizadas reuniões, encontros, hospedagens e refeições.

Novas delícias no roteiro

Aberto durante a pandemia, o Sonora Artesanal é uma cervejaria estabelecida na Linha Chá da Índia, no distrito de Costão, em Estrela. Ao ar livre, o espaço conta com apresentações de música ao vivo, um pomar onde os visitantes podem comprar frutas orgânicas, além de bebidas artesanais e culinária típica alemã.

Sonora Artesanal tem espaço de “Colha e Pague” com produtos orgânicos. Foto: Divulgação

Conforme o proprietário Adriano Prediger, a média de público por final de semana varia de 600 a mil pessoas. E, por ter aberto o estabelecimento no último ano, ele afirma que não sentiu os efeitos da pandemia no negócio e está à espera dos turistas que vêm para a Multifeira.

Diferentemente do Sonora, a Cervejaria Meridional está em funcionamento há quatro anos. Situada em Colinas, a Meridional produz cervejas e chopes artesanais.

De acordo com a proprietária, Ana Decker, as vendas durante o período da pandemia se mantiveram, mesmo com algumas oscilações. Neste momento, ela afirma que a situação está normalizando e que a equipe de atendimento está preparada para receber os turistas.

O Estaleiro Pub e Bar, em Imigrante, está aberto há um ano e funciona de segunda-feira à domingo no horário do almoço, nas noites de quinta-feira à domingo e, aos sábados, são organizadas festas com bandas e DJs.

Segundo o sócio proprietário, Gilnei Ceriotti, com a retomada do turismo e dos eventos noturnos, o estabelecimento voltou a receber um grande público. Ele relata que fez uma obra para aumentar o local e, desta maneira, está preparado para receber mais pessoas.

A Casa Tassinary, situada no Centro de Colinas, é uma vinícola e bistrô. O empreendimento familiar é destaque na produção de vinhos no município.

Conforme Renata Tassinary, o local abriu oficialmente ao público em março de 2020. Por este motivo, nos dias seguintes já atuavam nas vendas online e tele-entrega, devido a pandemia.

Casa Tassinary tem terraço com pôr do sol que é considerado diferencial. Foto: Karine Pinheiro

Atualmente as visitas à vinícola e ao bistrô acontecem mediante horários agendados. “Assim sempre conseguimos evitar um fluxo grande de pessoas na Casa e manter os espaçamentos previstos pelas diretrizes vigentes”, declara.

Baixas no roteiro

O Recanto do Avestruz era ponto turístico oficial do Delícias da Colônia. As atividades foram iniciadas em 2011, em uma área de 20 hectares. No local, era possível visitar os avestruzes, além de comprar artefatos produzidos com cascas de ovos, plumas e artigos em pele. Entretanto, o local foi fechado em dezembro de 2020.

Outro estabelecimento que não faz mais parte do roteiro é Sirlei Chocolates e Biscoitos, que ficava no Distrito de Costão, em Estrela, e ra um dos pontos mais visitados. No local, era possível comprar e degustar chocolates e biscoitos feitos artesanalmente.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: