Jornal Nova Geração

ELEIÇÕES 2024

Às vésperas das convenções, partidos seguem em busca de definição

Período para determinação de candidaturas e coligações partidárias inicia no sábado, 20, e se estende até 5 de agosto. Siglas ainda avaliam possibilidades de alianças e nomes para compor chapas à majoritária

Crédito da imagem: Felipe Neitzke
MICRORREGIÃO

De cenários bem definidos a partidos que ainda buscam por composições. Com o início das convenções partidárias, a partir de sábado, 20, a corrida eleitoral passa a contar com prazo para determinação das candidaturas majoritárias, bem como firmar coligações. Com o término das reuniões previsto para 5 de agosto, líderes das siglas avançam nas movimentações pré-campanha.

O período de convenções segue até 5 de agosto. São duas semanas para a definição das chapas. Já a data limite para registro das candidaturas é no dia 15. De acordo com o calendário eleitoral, a propaganda nas ruas e pela internet terá início no dia 16 de agosto. Durante 45 dias, candidatos a prefeito e vereador poderão pedir votos aos eleitores de suas cidades.

Nas cidades da microrregião, o cenário apresenta diversas mudanças em nomes anteriormente cotados pelos partidos. Colinas, por exemplo, mantém contexto de indefinição, enquanto Bom Retiro do Sul diminuiu de dez para três possíveis candidatos. Estrela e Teutônia permanecem com os mesmos nomes à disputa. Algumas siglas ainda não têm definição sobre vice.

IMIGRANTE

O embate histórico entre PP e MDB deve se repetir em Imigrante. A exemplo de outros municípios, a chapa vencedora de 2020, Germano Stevens (MDB) e Fabiano Acadroli (PSDB) apostam na reeleição. A dobradinha conta ainda com apoio do PDT. No entanto, outros nomes também podem ser avaliados para compor a parceria. A definição deve ocorrer durante a convenção, em 3 de agosto.

Na oposição, o ex-prefeito Celso Kaplan (PP) confirmou chapa com Edi Fassini (PT), ex-secretária de Educação do município. A dobradinha foi confirmada em 29 de junho, durante o encontro dos partidos. A homologação da candidatura deve ocorrer nos próximos dias durante o período de convenção.

FAZENDA VILANOVA

O cenário em Fazenda Vilanova deve ser semelhante ao registrado em 2020. O atual prefeito, Amarildo da Silva confirma a dobradinha vencedora das últimas eleições municipais, junto ao vice Pedro Dornelles, com chapa pura do PDT. O partido deve contar ainda com apoio do PSDB. A coligação deve ser confirmada durante a coligação, que ocorre no dia 3 de agosto.

Em oposição ao atual governo, o PP e o Republicanos negociam apoio. Sérgio Cenci deve ser o nome definido pelo Partido Progressista, enquanto o Republicanos cogita o nome de João Fernandes. Após a definição de qual dos nomes deve encabeçar a chapa, os partidos devem agendar a convenção para lançar a candidatura da dupla. Caso não haja consenso, cada agremiação deve lançar chapa pura. A expectativa é que se tenha definição até o início de agosto.

COLINAS

Colinas ainda enfrenta um cenário de incertezas. A única confirmação parte do PL, com chapa pura à majoritária. Marco Rohr busca a eleição ao Executivo, junto a Andrea Schaeffer na posição de vice. Marco foi secretário de Agricultura e coordenador de Meio Ambiente durante a gestão do atual prefeito Sandro Herrmann.

O MDB de Colinas avalia a possibilidade de nomes como Marcelo Schroer, Irineu Horst e Fabiano Goldmeier, bem como outros vereadores do partido. Nos bastidores, o grupo busca diálogo junto a outras agremiações sob a justificativa de reconstrução do município. Em contrapartida, o presidente do PP, Klaus Driemeier destaca que não há definição de nomes à majoritária e que também dialoga com outros partidos em busca de união.

BOM RETIRO DO SUL

Do contexto de incertezas às definições. De diversos nomes cogitados para dar continuidade ao governo de Edmilson Busatto, Rodrigo Rodrigues (União Brasil) deve ser o nome confirmado. Com a posição de vice ainda incerta, a coligação conta com apoio do MDB, PT, PDT e Podemos.

Na oposição, o PSB define o nome de Celso Pazuch como cabeça da chapa. Embora o partido mantenha diálogo com outras agremiações para garantir coligação, não é descartada a definição de um vice do próprio grupo. Negociações ocorrem junto ao PL e ao Republicanos, ambos com expectativa de definir a composição da nominata.

No caso do PL, são cogitados os vereadores Diogo Antoniolli e Astor José Ely. Já o Republicanos pretende indicar Eder Muller Ciceri, atual vice-prefeito de Bom Retiro do Sul.
Na hipótese de não haver concordância entre o PSB e o Republicanos, o segundo partido deve se manter neutro na disputa eleitoral.

ESTRELA

Às vésperas do início das convenções, Estrela segue com pelo menos seis nomes em avaliação pelos partidos políticos para a majoritária. Elmar Schneider (MDB), atual prefeito, confirma a busca pela reeleição e deve repetir a chapa vitoriosa de 2020, em dobradinha com João Schäfer (PSD). A dupla conta com apoio do PDT e PL, coligação que deve ser confirmada na convenção projetada para o dia 3 de agosto.

Em oposição ao atual governo, Carine Schwingel (União Brasil) encabeça uma das chapas que tem como vice o vereador Márcio Mallmann (Podemos). A confirmação da dobradinha foi divulgada nas redes sociais da dupla. O PSDB e o Republicanos também apoiam a ex-secretária. A convenção da coligação ocorre no dia 27 de julho.

O PP deve confirmar a candidatura de João Braun ao Executivo municipal no dia 3 de agosto, durante a convenção. O progressista foi o vereador mais votado em 2020. A chapa pura contará com um vice a ser anunciado no encontro do partido.

O PT avalia o cenário antes de definir sobre ter candidatura própria ou não. Cotada para a disputa, Denise Goulart afirma que o grupo dialoga para chegar a um consenso em relação à disputa. Existe a possibilidade de coligação ao PSB, representado por Renato Horn. Já o Novo reafirma a candidatura de Jair Wermann, a ser homologada em convenção no dia 26 de julho.

TEUTÔNIA

Na segunda cidade mais populosa do Vale, as movimentações seguem semelhantes. Atual prefeito, Celso Forneck é candidato à reeleição pelo PDT. A tendência é de uma chapa pura na majoritária, segundo o presidente da sigla, Juliano Korner. O vereador Vitor Krabbe será indicado para vice na chapa. O partido também conta com apoio do PSB e Podemos.

Quem também já tem os nomes da majoritária definidos é o PT, que lançou o médico Carlos Renato Dreyer ao Executivo. A vice será Júlia Dörr, também do partido. No PL, a projeção também é de chapa pura, segundo a presidente da sigla, Alana Gausmann, com Aline Kohl como pré-candidata a prefeita.
No PSD, o ex-prefeito Renato Altmann é pré-candidato e conta com o apoio de MDB, PP e PRD. Mas ainda sem definições de vice. Já no PSDB, o também ex-prefeito Jonatan Brönstrup ainda busca um nome para vice de sua chapa. Pode vir do União Brasil.

CALENDÁRIO ELEITORAL

20 de julho – Início das convenções partidárias
5 de agosto – Término do prazo para realização das convenções
15 de agosto – Limite para registro das candidaturas
16 de agosto – Início da campanha eleitoral nas ruas e na internet
30 de agosto – Começa a propaganda eleitoral obrigatória na tv e no rádio para o primeiro turno
3 de outubro – Término da campanha eleitoral
6 de outubro – Primeiro turno da eleição
19 de dezembro – Fim do prazo para diplomação dos eleitos
1º de janeiro/2025 – Posse dos prefeitos e vereadores

 

 

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: