Com 16 clubes de 12 cidades dos vales do Taquari, Rio Pardo e Serra Gaúcha, o Regional Aslivata – Copa Certel/Sicredi inicia no dia 6 de agosto. No encontro desse sábado, 15, foram definidos fórmula de disputa, sorteio dos grupos, critérios de desempate, calendário e arbitragem.
Os clubes foram divididos em quatro chaves de quatro equipes. Os três primeiros passam para as oitavas de final. Na primeira fase eliminatória se classificam seis. Na segunda, dos três eliminados, o que tiver melhor campanha retorna para definir os semifinalistas.
A definição dos jogos eliminatórios será por ranqueamento, o de melhor campanha enfrenta o de pior e assim segue até a final. A primeira rodada será divulgada até o dia 29 de julho.
Novidades
Neste ano, as substituições nos jogos serão diferente. Os 25 atletas podem assinar a súmula, porém só dez podem ser trocados e em cinco momentos do jogo.
A partir do mata-mata, o jogo da volta será definido pela melhor campanha, não pela disciplina como foi nos últimos anos. Time de melhor disciplina levará um prêmio de R$ 600 por fase de mata-mata.
Na fase eliminatória, após dois empates a definição do classificado será nos pênaltis, diferente de outras temporadas, onde o time de melhor campanha avançava.
Alvo de muitas criticas em 2022, as praças de esportes serão avaliadas no mata-mata. Caso a Aslivata achar que o clube não tem condições de receber os jogos, será definida uma nova sede.
O lançamento da competição será no dia 5 de agosto.
Divisão de chaves
Grupo A: Brasil (Marques de Souza), Estudiantes (Lajeado), Taquariense (Taquari) e Riograndense (Imigrante)
Grupo B: Nova Berlim e Minuano (Canudos do Vale), Tiradentes (Nova Bréscia) e Fluminense (Mato Leitão)
Grupo C: Juventude (Westfália), Juventude (Taquari), Canabarrense (Teutônia) e Ecas (Imigrante)
Grupo D: Rui Barbosa e Sete de Setembro (Arroio do Meio), Serrano (Encantado) e Juventude (Guaporé)