Jornal Nova Geração

Assinados decretos de emergência

BOM RETIRO DO SUL/FAZENDA VILANOVA – Depois de Imigrante, nesta semana Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova decretaram Situação de Emergência por causa da estiagem que castiga o Estado. Em Bom Retiro do Sul, o decreto foi assinado na tarde de quarta-feira, dia 1º, devido às perdas na safra de verão, conforme relatório da Emater/RS-Ascar, que apontou diminuição considerável da capacidade de exploração da água, e prejuizos consideráveis em lavouras de milho, fumo, soja e olerícolas, na criação de gado de corte e leiteiro. O município também registra racionamento de água em localidades do interior.

Diante da situação, a Administração Municipal tem disponibilizado todo seu aparato para minimizar os efeitos de desastres, bem como para assistência aos afetados, que resultam em prejuízos econômicos e sociais, com pareceres da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Perdas de 17%

O prefeito de Fazenda Vilanova, José Luiz Cenci, se reuniu sexta-feira, dia 27, com a extensionista da Emater/RS-Ascar Luciane de Armas e com os secretários de Agricultura Ênio Linemann e da Administração e Fazenda Marcelo Diedrich para decretar a Situação de Emergência. Luciane apresentou ao grupo um relatório apontando os prejuízos causados pela seca na área rural do município. A perda, até o momento, é de cerca de 17% em todo o setor primário, mas, segundo ela, os números vão aumentar nos próximos meses, pois não foi possível produzir uma silagem de qualidade para alimentar o rebanho no inverno.

Outra preocupação é a subsistência, porque a modalidade proporciona aos agricultores a produção de seus próprios alimentos, garantindo a sobrevivência no campo. Segundo Cenci, existem muitas pequenas propriedades no município, que produzem o próprio alimento e estas vão passar sérios problemas financeiros. “Nossa extensionista apresentou um relatório muito bem feito. Por meio dele levamos em conta os grandes prejuízos nas lavouras de soja, milho e grãos, na silagem, na criação de gado de corte e no setor leiteiro. Isso nos deu um alerta e não tivemos mais alternativas”, lamenta.

Água para os animais

Para auxiliar no abastecimento de água para os animais, a Secretaria de Agricultura de Fazenda Vilanova está construindo poços de dessedentação (tanques) em propriedades do interior que trabalham com a criação de gado leiteiro e de corte. 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: