Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Associação ganha espaço e pretende criar parque

Área de 49,7 mil metros quadrados, no Bairro Teutônia, foi cedida pela administração municipal

Apante é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à proteção e bem-estar dos animais. (Crédito da imagem: divulgação)

Em uma conquista aguardada há 18 anos, a Associação Protetora dos Animais de Teutônia (Apante) começa a organizar o espaço para construção da sede própria. A ideia para os próximos anos é criar um parque temático para tornar a entidade autossustentável.

Em sessão da Câmara de Vereadores, no dia 23 de julho, foi aprovada a cessão de uso de uma área de 49,7 mil metros quadrados, próximo a Certel Artefatos de Cimento, no Bairro Teutônia. Em primeiro momento, o espaço foi emprestado para a Apante por 12 meses que pode ser prorrogado por mais cinco anos. Durante esse período, todas as despesas ficarão por conta da entidade.

Para Francisco Abrahão, presidente da entidade, esse é um marco que materializa um sonho de quase duas décadas. “É a concretização de um sonho que nos permitirá acolher dignamente caninos, felinos e equinos, oferecendo um lar adequado e muito mais qualidade de vida para esses animais”, comenta Abrahão.

Projeto ambicioso

O projeto para a nova sede da Apante é abrangente e inovador. Além de atender à causa animal, tem um forte apelo ambiental, educacional, de saúde e turístico. Abrahão destaca que a nova estrutura será no formato bioconstrução, com tratamento de resíduos orgânicos gerados pela entidade. “Vamos reforçar também nosso compromisso com a sustentabilidade.”

Abrahão enfatiza que a educação será um dos pilares na nova sede. Ele enfatiza que a Apante planeja abrir as portas para visitação de escolas, com campanhas educativas regulares para conscientizar as crianças e a comunidade sobre a adoção responsável, prevenção de maus-tratos e cuidados básicos com os animais. “Queremos que as novas gerações cresçam entendendo a importância de cuidar bem dos nossos amigos de quatro patas”, destaca o presidente.

Outro destaque do projeto é a área específica para equinos, que incluirá a construção de um espaço para ecoterapia. “É uma prática terapêutica que traz benefícios para pessoas com necessidades especiais, e ter essa estrutura em nossa sede será um grande avanço para a saúde e bem-estar tanto dos animais quanto dos humanos”, explica Abrahão.

Com a ideia de transformar uma nova sede em um “Paraíso Animal”, a Apante pretende criar um parque temático que atraia visitantes e promova o turismo na região. “Queremos que as pessoas venham conhecer nosso trabalho e, ao mesmo tempo, desfrutem de um espaço bonito e educativo”, diz Abrahão.

Sustentabilidade e futuro

Hoje, a Apante mantém os animais em casas temporárias e em um prédio cedido provisoriamente pela Prefeitura Municipal, onde abriga 26 cães. Além disso, a entidade encaminha uma média de 20 cães por mês para adoção responsável. O sustento do Apante vem de doações feitas através da conta de energia elétrica da Certel, de doações espontâneas e de verba trimestral do Programa Nota Fiscal Gaúcha.

Com a nova sede, o Apante busca novas fontes de renda para se tornar autossustentável. “A concessão de área pela Prefeitura nos permite buscar recursos federais por meio de emendas parlamentares. Já temos algo liberado, mas a liberação das verbas provavelmente ocorrerá só em 2025”, revela Abrahão.

Sobre a Apante

A Associação Protetora dos Animais de Teutônia (Apante) é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à proteção e bem-estar dos animais. Fundada há 18 anos, a Apante tem como missão resgatar, cuidar e promover a adoção responsável de animais abandonados, além de realizar campanhas educativas e de conscientização sobre a importância do respeito aos animais.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: