Jornal Nova Geração

ESTRELA

Atividades incentivam ações de preservação ambiental

Visitas guiadas e palestras fazem parte da programação para valorizar iniciativas ambientais junto à população. Ações marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho

Visita guiada à Usina de Tratamento de Lixo (UTL) objetiva conscientizar a comunidade sobre a necessidade de destinar os resíduos de forma correta (Foto: Arquivo NG)

Conscientizar e sensibilizar a população. Este é o principal objetivo da Semana do Meio Ambiente, que inicia na segunda-feira, 29, e promove uma série de atividades para envolver a população. Desde visitas guiadas a locais específicos, até palestras com especialistas em inovação, a programação seguirá ao longo de toda a semana.

A iniciativa faz vínculo com as demais ações voltadas ao tema desenvolvidas durante o ano. A coordenadora da Sala Verde, Luana Hermes, ressalta que envolver empreendedores também faz parte da proposta da semana. Para isso, um workshop com exemplos consolidados na região e no estado estará à disposição dos participantes.

“O workshop foi uma iniciativa de pensar em alguma ação para os nossos empreendedores e a nossa comunidade, com um olhar à inovação social e desenvolvimento sustentável”, explica Luana. A abordagem será direcionada a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), focado na aplicação dos conceitos nas cidades.

Mentalidade

Empresária e uma das líderes do projeto Cidade Consciente, Josi Birckheuer Richter será uma das palestrantes. O foco da conversa será evidenciar as práticas que fazem parte da rotina na empresa na qual está incorporada a proposta, o Richter Gruppe. “Chamamos a atenção para medidas que temos dentro das atividades do nosso empreendimento, como separação de lixo nas obras, por exemplo”, pontua.

Dentro das ações ambientais, Josi acredita que enquanto mais a sociedade falar sobre, melhores serão as práticas. “O cidadão pede muitas coisas, mas ele é um agente de transformação, no sentido de poder manter a rua limpa ou plantar uma árvore”, afirma. Na apresentação do projeto, ela realça que “mais do que falar, é necessário praticar”.

Além das ações de conscientização ambiental, o Cidade Consciente tem planos de qualificar os espaços públicos criados pela empresa. Na terça-feira, 30, dia da palestra no Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq), será inaugurada a segunda biblioteca pública desenvolvida pelo projeto, a primeira em Estrela.

Horto tem cerca de 12,5 mil mudas e mais de 50 espécies em estoque (Foto: Arquivo NG)

Portas abertas à comunidade

Agendas para visitação à Usina de Tratamento de Lixo (UTL) e ao horto municipal estão abertas para a população. O destaque fica por parte da unidade onde são centralizados os resíduos, no Distrito de Delfina. “Importante entender e vivenciar, nem que seja por uma hora, ou alguns minutos, como funciona nossa UTL”, realça a responsável pela Sala Verde.

O local possui uma cooperativa onde é feita a triagem de todos os resíduos coletados no município. “A população precisa ficar atenta e se sensibilizar da importância de fazer a separação correta dos resíduos em casa e cuidar da destinação”, acrescenta Luana.

Ela lembra que o projeto “Ao Caminho do Lixo” foi lançado em setembro do ano passado, com ações como visitas guiadas e produção de vídeos institucionais. “Não é apenas o lixeiro que passa na frente da sua casa, leva a sua sacolinha de lixo, e ela some do mapa. Ela vai para um lugar onde tem pessoas trabalhando e que buscam renda em cima disso”, reforça.

Dever de casa

Outro momento será destinado a uma formação interna para os funcionários da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis). O trabalho para gestão de resíduos e compostagem no setor será aprofundado com a equipe, no intuito de internalizar a importância de seguir essas premissas no dia a dia do ambiente de trabalho.

“Quem quiser visitar e conhecer como está a questão da compostagem na prefeitura, a Sala Verde vai receber todo mundo a partir da outra semana e explicar como fazer em casa também. É uma forma de demonstrar que é possível fazer a compostagem, independente do lugar onde você está”, conclui Luana.

Programação da Semana Municipal do Meio Ambiente

29/05
Treinamento interno sobre Gestão de Resíduos e Compostagem;
30/05 – 19h
Workshop “ESG, Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável”, com os palestrantes Lucas Fontes e Paula Moletta do Green Thinking, e Josi Birckheuer Richter, do projeto Cidade Consciente
Local: Auditório do Ceiteq, no 2° andar da Sedis;
31/5 – 9h às 11h30min e das 14h às 16h
Visitas na Usina de Tratamento de Lixo (UTL);
1º/6 – 14h às 16h30min
Visitas no Horto Florestal;
2/6
Plantio de mudas de árvores
Local: Praça do Bairro Auxiliadora;
3/6 – 8h às 11h
2ª Feirinha Sustentável, com exposição de produtos, oficinas, troca-troca, doação de mudas e feira de adoção
Local: Praça Henrique Roolaart

O que é o ESG

Temática do workshop do dia 30, o ESG é a sigla em inglês para “governança ambiental, social e corporativa” (Environmental, Social and Governance). Trata-se de uma forma de demonstrar responsabilidade e comprometimento com o mercado em que atuam, a partir de critérios desenvolvidos no início dos anos 2000. Faz parte do ESG a formação de círculos onde as relações de negócios e consumo são direcionadas às questões ambientais.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: