A Associação de Ecologia e Canoagem – AECA, precursora do esporte no Brasil, recebeu uma importante notícia nesta semana. Prodígio da canoagem velocidade, o jovem Calebe de Almeida, de 15 anos, foi convocado para compor o quadro de atletas da Seleção Brasileira. O representante do Vale do Taquari é o único gaúcho chamado para treinar com a equipe nacional.
Além de Calebe, outros três atletas, da Bahia e Paraná, foram selecionados. A partir de agora, Calebe irá treinar no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, no município de Primavera do Leste, no Mato Grosso.
Ainda na adolescência, conquista uma oportunidade almejada por muito atletas de integrar o grupo seleto dos melhores da modalidade no país. “Estamos no ano olímpico e poderemos observar alguns atletas da canoagem brasileira nesta Olimpíada. Calabe inicia sua trajetória para chegar às Olimpíadas de 2028”, destaca o diretor da AECA, Edson Carvalho.
Para o diretor, a conquista de Calebe é resultado de um trabalho sério que a equipe desenvolve com seus atletas. O jovem foi apresentado ao esporte através do projeto social que era desenvolvido em Lajeado.
Na primeira competição nacional, obteve a primeira colocação com apenas 3 meses de canoagem. Desde o ano passado integra o Projeto Estrelas do Rio no município de Estrela, onde manteve seus treinos com a equipe de alto rendimento. “É um talento em lapidação, Calebe recebe o apoio de uma equipe estruturada com materiais, equipamentos, embarcações e profissionais de muita competência”, aponta Edson.