Jornal Nova Geração

CANOAGEM

Atletas da AECA disputam a Copa Brasil em Minas Gerais

Competição serve de seletiva para a Seleção Brasileira e o Campeonato Mundial da modalidade

Equipe do Vale do Taquari, Aeca terá cinco atletas na disputa da Copa Brasil de Canoagem, em Capitólio, Minas Gerais . Crédito: Caetano Pretto

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) realiza de 13 a 16 de abril, em Capitólio-MG, a Copa Brasil e o Controle Nacional de Canoagem Velocidade. Um dos principais eventos da modalidade no país, terá mais uma vez representantes da Associação de Canoagem e Ecologia (Aeca), do Vale do Taquari.

A competição ocorre na cidade mineira que é atualmente a casa da canoagem brasileira e deve receber cerca de 200 atletas. O local é um grande atrativo turístico e também serve de base para a Equipe Nacional Permanente de Canoagem Velocidade desde 2019.

São cinco atletas da Aeca que partem rumo a Minas Gerais no dia de hoje: Guilherme Blume, que além de competidor é técnico, Daniel Luís Diedrich, Jéssica Tatiane Ströher, Gabriele Vitória Maron Oestrae e Helena Dalagnol Luciano. Os três primeiros disputam a categoria Sênior, enquanto que as duas últimas garotas competem na Cadete e na Menor. “É uma competição muito importante a nível nacional, fizemos uma seletiva e conseguimos destacar os cinco atletas que chegaram ao índice de poder competir com chance de medalha”, destaca o presidente da Associação, Marco Edson Carvalho da Silva.

Para Blume, que está na associação há cerca de 20 anos e além de competir será o treinador e quem conduzirá os demais atletas, é uma satisfação representar a equipe em um campeonato nacional mais uma vez. Além disso, enfatiza o que a Aeca representa para os demais canoístas. “Temos dois atletas mais velhos, o Daniel e a Jéssica, que já seguem o meu caminho. Além de competir, ajudam no dia a dia da entidade. É uma das nossas diretrizes, formar atletas para a vida. Crianças que chegam, crescem aqui dentro e ficam”, diz.

Jéssica Ströher começou na canoagem aos 13 anos. Hoje aos 20, está na segunda colocação no índice nacional da categoria Sênior. Com isso, está a um passo de representar a Seleção Brasileira. “Meu preparativo foi bastante puxado. Tentamos nos esforçar ao máximo para alcançar os objetivos. Hoje sou a segunda colocada na minha categoria, estou quase na Seleção Brasileira. Se eu melhorar um pouco o meu tempo, posso chegar no sonhado índice para isso.”

Seletiva para o Mundial

A Copa Brasil tem disputas nas categorias infantil, cadete, júnior, sênior e master, masculino e feminino, na canoa e no caiaque. A programação contará também com as distâncias de 1000, 500 e 200 metros. Em algumas categorias, como a Sênior de Guilherme, Daniel e Jéssica, a competição vale a seletiva para o Campeonato Mundial.

O Controle Nacional tem como objetivo avaliar os atletas do masculino e feminino e com isso convocar posteriormente os atletas para as competições internacionais neste ano, também a formação de Equipes Nacionais Permanentes e o pagamento da bolsa auxílio.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: