O retorno das aulas apresenta novidades aos estudantes da rede municipal. São 300 novas vagas no turno integral, para alunos do terceiro ano do ensino fundamental. O anúncio foi feito na terça-feira, 6. Até então, as escolas ofertavam o contraturno para as duas primeiras séries, com atendimento a 650 crianças. O programa “Mais Aprender” tem início no dia 4 de março, enquanto o período regular de aulas começa no dia 21 deste mês.
A demanda surgiu a partir da criação de um grupo formado por mães de alunos da escola Cônego Sereno Hugo Wolkmer, do bairro Auxiliadora, preocupadas com o que fazer para os filhos não ficarem desamparados. “Teríamos que fazer uma logística incrível. Buscar algo particular em duas, três tardes talvez, pois ainda acho ela muito pequena para ficar sozinha, e nas outras tardes deixar com alguém da família”, diz Natália Mallmann, mãe de uma menina de oito anos.
De acordo com a administração, a ampliação foi viabilizada após análise dos custos como contratação de profissionais, transporte e alimentação. “Para poder atender com qualidade, temos a necessidade de contratar mais monitores e ampliar a produção de merenda”, explica a secretária de Educação, Elisângela Mendes.
No turno inverso, as crianças terão à disposição atividades de reforço escolar, educação física, música, dança, canto e oficinas de culinária. “Temos parcerias com outras secretarias, como a de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), que leva para as escolas propostas de educação ambiental”, acrescenta a gestora.
A inscrição é facultativa, uma vez que muitas famílias estão organizadas com outras tarefas fora do horário de aula. A oficialização das vagas, assim como do contraturno, deve ser feita direto nas escolas, junto as equipes diretivas. A secretária destaca que a maioria das famílias aderem.
Somadas as 950 crianças atendidas pelo “Mais Aprender” aos cerca de 1,5 mil alunos de zero a cinco anos que recebem atendimento em dois turnos nas escolas de educação infantil, a administração calcula que cerca de 60% dos alunos atendidos na rede municipal têm atividades em turno integral.
Adaptação aos menores
As atividades da educação infantil iniciaram nessa semana, com os atendimentos recreativos. A retomada faz parte de um processo de adaptação das crianças à rotina educacional, com o auxílio dos monitores. São cerca de 1,5 mil crianças, entre um e seis anos, acolhidas nas 13 escolas no período prévio ao início oficial das aulas, também marcado para o dia 21.
Aulas noturnas
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município tem matrículas em andamento. Qualquer estudante acima de 15 anos de idade pode se inscrever na escola Leo Joas, no bairro das Indústrias, onde ocorrem as aulas. O ano letivo começa no dia 21, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30min.