Jornal Nova Geração

TURISMO

Aumento no número de visitantes resulta em obra em Linha São José

Acesso a Delícias da Colônia será asfaltado. Moradores comemoram fim da poeira e empreendedores destacam oportunidade de atrair mais turistas

Trecho a ser asfaltado faz parte de roteiro turístico Delícias da Colônia e abrange atrações em três municípios. (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

Uma das principais demandas da comunidade de linha São José está prestes a ser atendida, com a pavimentação do trecho inicial da Estrada Municipal Boa Vista. A ordem de serviço para o início do asfaltamento será assinado no dia 9 de julho. Além da melhoria estrutural, a obra contempla o roteiro turístico Delícias da Colônia, que abrange Estrela, Colinas e Imigrante.

A intervenção reduzirá os transtornos dos moradores, que convivem com barro em dias chuvosos e poeira em épocas secas. A contribuição para o turismo será um acréscimo na infraestrutura de locais cada vez mais procurados, a partir do desenvolvimento do setor no Vale do Taquari.

O asfalto será implantado em um trecho de um quilômetro, desde a entrada da ERS-129. A entrega da obras está programada para daqui quatro a cinco meses. “Dependendo de situações como intempéries climáticas e condições do solo, pode se arrastar até 180 dias”, explica o secretário da Agricultura, Douglas Sulzbach.

Administrador do empreendimento, Paulo Reis conta que as condições atuais da estrada limitavam o acesso de visitantes e prejudicavam a produção, sobretudo com o excesso de pó que aumentava o trabalho de manter limpas as garrafas para envase das bebidas. “O pedido foi explicitado de forma mais veemente na última campanha para prefeito. A única coisa que pedíamos era a melhoria do acesso”, lembra.

A batalha pela pavimentação foi com um olhar direcionado ao turismo, afirma Reis, mas também com o objetivo de melhorar a vida dos vizinhos. “Vai ser muito importante para nós, mas vai favorecer a toda comunidade, porque todo o grupo de pessoas que mora aqui vai ser atendido nesse início de via.”

Sobre o cronograma, Reis demonstra otimismo ao relatar que uma parte da estrada já foi preparada. “Acredito que esse ano a obra inicie e termine, por ser só 1km e não ter nenhum grande obstáculo. Creio que seja uma questão de três a quatro meses para ficar pronto”, projeta.

Integração com outros pontos

A construção do Cristo Protetor, a retomada do Trem dos Vales e a evolução do setor turístico regional aumentaram a procura à cachaçaria. Turistas da Grande Porto Alegre, do Noroeste e do Sul do estado tem visitas agendadas ao local. “No último final de semana, por exemplo, vieram quatro ônibus. Pelos nossos cálculos, temos uma média de 10 a 12 mil visitantes por ano”, conta Reis.

Ele explica que estes turistas buscam por alternativas para “ocupar o dia”, com locais de fácil acesso. A proximidade da BR-386 também é destacada pelo gestor como um atrativo, apesar do trecho com estrada de chão. “Eles conseguem chegar aqui, depois vão para Encantado”, conclui.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: