Iniciada em junho, a obra para a nova sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) chega a um dos pontos mais importantes. Com a finalização dos alicerces e estrutura da parte inferior, a construção seguirá para o segundo piso, onde ficará localizado o auditório. A previsão para inauguração do prédio é em março do ano que vem.
Hoje, a entidade utiliza uma sala, na rua 13 de Maio, no Centro, que limita a oferta de serviços. A nova área, na rua Fernando Abott, que pertencia à antiga Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e era utilizado como salão de festas da Cacis, tem 192 m² divididos em dois pavimentos, e será ampliado para 443 m².
O arquiteto Cristiano Horn explica que a obra está em andamento normal, considerando que é uma reforma com ampliação. “As fundações e uma parte da estrutura já estão concluídas. Agora estamos na etapa de reforço do pavimento térreo e preparo da estrutura para receber o segundo pavimento, onde teremos o auditório.”
Sobre as diferenças entre a atual e a nova sede, Horn detalha aspectos sobre o projeto. “Definimos as áreas em três pavimentos. O inferior, ocupado pelo atual salão de festas e sua estrutura, permanecerá como apoio para os demais. No térreo ficará a área administrativa e no andar superior, além do auditório, será instalada uma sala de treinamento.”
Outros pontos destacados pelo arquiteto são a inspiração contemporânea para a construção, com uma fachada com pele de vidro. No âmbito estrutural, as instalações de áudio e vídeo e a acessibilidade plena são mencionados. “Depois que tiver pronta a estrutura é muito rápido, porque serão só complementos.”
A previsão inicial para o término da obra era em janeiro do ano que vem, mas Horn indica que apenas em março o prédio deverá estar disponível aos associados da entidade. O investimento total para a reforma está orçado em cerca de R$ 1,4 milhão.
Espaço mais amplo
A entidade utiliza o salão do Estrela Palace Hotel para os encontros como as reuniões-almoço mensais. Com o novo auditório, a perspectiva é ter um espaço para pelo menos 120 pessoas, mas que será aberto apenas para eventos menores. Por outro lado, a Cacis pretende manter as agendas de maior porte em locais de terceiros.
