Jornal Nova Geração

COLINAS

Baile das Flores reúne 1,2 mil pessoas e marca retomada de eventos

Blumentanzfest chega à 31ª edição. Mais de 15 grupos folclóricos marcam presença no evento que retrata a história da Menina Flor e o Jardineiro

Evento superou expectativas e atraiu mais de mil pessoas. (Crédito da imagem: divulgação)

A 31ª edição da Blumentanzfest teve resultados acima do esperado pelos organizadores do Centro Cultural Morgenstern. O tradicional Baile das Flores, com encontro de grupos artísticos voltados à cultura alemã, ocorreu no sábado, 14, e reuniu cerca de 1,2 mil pessoas na Sociedade de Linha Ano Bom.

A festividade marcou a retomada de eventos em Colinas após o período de inundações. Considerada uma das maiores festas do município, a programação precisou ser cancelada no ano anterior devido às cheias do Rio Taquari. Vice-presidente do Centro Cultural Morgenstern, Cesar Buth, destaca a importância da realização do evento.

“Foi um momento muito especial. Desde a abertura, ao jantar, as danças e a banda. As crianças adoram assistir às danças, elas precisam das danças. Além de ser uma diversão, é um momento que elas têm responsabilidade. O retorno do Baile das Flores é um símbolo de recomeço para toda a comunidade”, avalia Buth.

O evento é conhecido por reunir dezenas de grupos folclóricos e enaltecer a cultura germânica. Cerca de 15 conjuntos de danças alemãs estiveram presentes na festividade. Além disso, o Morgenstern possui cerca de 120 dançarinos, que resulta também na participação dos integrantes e familiares.

Apesar de a comunidade de Linha Ano Bom não ter sido diretamente afetada pelas enchentes, a festa anual do primeiro semestre também foi cancelada. Sobre a estrutura, o vice-presidente enfatiza que não mudou em relação aos últimos anos. A única diferença é que o jantar foi servido no mesmo ambiente onde ocorreram as apresentações.

Além disso, ele relembra que o evento também é alusivo aos 200 anos da Imigração no Brasil. “Tivemos uma breve celebração em março, junto às festividades de Páscoa, agora foi algo que ressaltou a importância cultural e histórica do Blumentanzfest para a comunidade”, comenta Buth.

Próxima festa confirmada

Para 2025, a 32ª edição da Blumentanzfest tem data e local confirmados. A Festa das Flores volta a ocorrer em 13 de setembro, também nas dependências da Sociedade Linha Ano Bom.

Menina Flor e o Jardineiro

O evento resgata a história de uma menina sorridente e alegre que vivia em um pequeno reino. Todos gostavam dela. Exceto alguns homens que decidiram prender a Menina Flor. Os moradores do reino salvaram a menina e prometeram, desde então, sempre cuidar de seus jardins.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: