Uma importante etapa na ampliação da capacidade de tráfego da BR-386, entre Lajeado e Estrela, começa a tomar forma. Desde o começo do mês, equipes da Eurovias, empresa terceirizada contratada para executar a obra, intensificaram a instalação das barreiras de concreto do canteiro central para dividir a pista nos 5,1 quilômetros entre Lajeado e Estrela.
Neste momento, as frentes de trabalho se concentram próximo ao Shopping Lajeado e nas imediações das Bebidas Fruki. Em alguns pontos, as barreiras já estão praticamente finalizadas. Elas servem para aumentar a segurança de quem trafega pelo local, e são semelhantes às estruturas hoje existentes no trecho entre Estrela e Tabaí, duplicado na década passada.
De acordo com o coordenador de engenharia da CCR ViaSul, Fábio Hirsch, cerca de 600 metros dos 2 mil metros barreiras previstos estão implantados. Três equipes compostas por 36 operários atuam nos locais. Até o momento, já foram usados o equivalente a 50 caminhões de concreto na produção das proteções, sendo que o previsto é de, aproximadamente, 150 caminhões.
Entre as máquinas utilizadas, estão a extrusora de barreira rígida, o caminhão de bombeamento de concreto e os caminhões betoneira. A intenção da CCR é concluir esta etapa até fevereiro. Todos os trechos estão devidamente sinalizados.
Terceira faixa
Também em fevereiro a CCR estima concluir os primeiros quilômetros da terceira faixa da BR-386, a partir do entroncamento com a ERS-130 até a ponte seca sobre a rua Bento Rosa. Ao todo, serão 10,2 quilômetros de novas pistas, em ambos os sentidos da rodovia.
A conclusão do trecho lajeadense da rodovia representa 50% da obra. Já a parte de Estrela será executada ao longo de 2023 até fevereiro de 2024. No município, também ocorre a intervenção mais complexa do pacote, que é a construção do novo trevo no entroncamento com a ERS-129.
Está previsto ainda o alargamento de pontes, a reformulação dos viadutos já existentes, readequações em ligações e implantação de um novo sistema de iluminação em todo o trecho. As duas novas passarelas estão em fase final de execução e devem ser entregues nos próximos meses.
“O ritmo está muito avançado e projetamos a conclusão de metade da obra até meados de fevereiro. Estamos em um bom estágio. A terraplanagem, a pavimentação, todas andam com muito esforço”, salienta Hirsch.