Trabalhar alongamento, fortalecimento e definição. O Pilates, método criado por Joseph Pilates, traz diversos benefícios ao corpo e à mente. Entre eles, atua no realinhamento postural, na resistência cardíaca e pulmonar, além de melhorar a concentração, o equilíbrio, o raciocínio e a estética.
Na Inspirar Studio de Pilates e Fisioterapia, de Estrela, as sessões duram em torno de 50 minutos. Aparelhos, bolas, caneleira, faixas elásticas e plataforma vibratória são materiais utilizados durante os exercícios. O público atendido contempla idades acima dos 7 anos, com ou sem patologias, gestantes, puérperas e idosos.
Conforme a proprietária Andreia da Paixão, no final das sessões é trabalhado também o mental e o emocional. O relaxamento torna a respiração mais consciente, e é possível sentir o corpo e a prática. Isso auxilia no alívio de tensões.
“Geralmente, quem tem transtornos mentais deixa de usar antidepressivos após três meses de prática. Isso porque o pilates atua na produção da endorfina, serotonina e da ocitocina, hormônios do bem-estar”, afirma.
Garantia dos objetivos individuais
O pilates fitness é um método mais contemporâneo, que une exercícios de pilates com os de funcional. Disponível na Inspirar, ele é indicado para quem procura atividades mais intensas, mas que se sentem bem em um ambiente mais tranquilo.
Segundo a estudante de Educação Física, Rosangela Panzer, unir a fisioterapia com a educação física possibilita que o atendimento seja mais amplo. O cliente pode iniciar por causa de alguma dor ou reabilitação e, depois, permanecer para manter o físico.
Neste método é possível garantir que os objetivos particulares sejam alcançados, principalmente para quem se recupera da Covid-19.
“A tendência é de que o fitness entre nas clínicas e fique. Nossa ideia é nos prepararmos cada vez mais para atender pessoas que tiveram casos graves de coronavírus e precisam de reabilitação. O pilates fitness ajuda nisso”, explica.
Método que dá resultado
Simone Raquel Schwingel, de 43 anos, mora no interior de Estrela e há quase quatro anos pratica pilates, com os dois filhos de 17 e 20 anos. Iniciou na modalidade para fortalecer a musculatura, porém, com o passar das sessões, percebeu uma diminuição significativa nas dores causadas pela fibromialgia. Já os filhos ingressaram na prática para melhorar a postura. “Além de definir a musculatura, estou em processo de emagrecimento pós-parto. Percebi também mudanças nos meus filhos com poucas sessões, em torno de quatro”, afirma.
Sete anos de atuação
Individual ou em grupo, particular ou por meio de convênio. Cerca de 95 alunos frequentam a Inspirar Studio de Pilates e Fisioterapia. Em maio deste ano, a clínica completou sete anos de trabalho. No início, voltado à estética e à fisioterapia, depois foi incluído pilates, terapias pessoais e holísticas.
Se engana quem pensa que a empresa atua somente com o corpo e a mente. Ações sociais e em apoio ao cliente também são feitas. “Se seu aluno está bem, você mantém aqui dentro. Se ele tem serviço, continua. Cada um ajuda o outro, é uma corrente. Não é só um espaço de exercício, tem todo um contexto”, analisa Andreia.
Para ela, “sabedoria é se sentir bem com você, temos que nos tornar a mudança que queremos ver.”
Projetos futuros
Nesta sexta-feira, dia 18, acontece a primeira aula de pilates voltada ao público infantil. Para a proprietária da clínica, as crianças estão sedentárias e passam muito tempo em frente da TV, computadores e celulares.“São cinco crianças que sairão do sedentarismo. Vamos trabalhar com exercício físico e terapia, agregado com a inteligência emocional, para melhorar o quadro emocional trazido pela pandemia”, explica.
De acordo com Andreia, hoje em dia cerca de 70% das dores físicas vêm de pensamentos inconscientes e problemas psicológicos. Novos materiais, como argolas e tecidos, também foram adquiridos e devem ser utilizados a partir de 1º de julho. Segundo Rosangela, com o tecido aéreo será possível desenvolver posturas do yoga. “Vamos trabalhar o relaxamento e alongamento, além da força e do emocional”, finaliza.
Endereço: Rua Senador Lauro Muller, nº 1719, bairro das Indústrias, em Estrela
Telefone: (51) 9 9776-1811