Jornal Nova Geração

ESTRELA

Bicentenário da Imigração resgata origens germânicas

Programação especial apresentada nesta sexta-feira, 23, marca série de eventos ao longo de 2024. Expectativa é evidenciar costumes vividos no dia a dia a exaltar eventos tradicionais, como o Festival do Chucrute

Festival do Chucrute ocorre em 18 e 26 de maio. Destaques da programação serão apresentados em evento hoje (Foto: Arquivo NG)

Com programação especial, Estrela celebra o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Eventos tradicionais e novas iniciativas resgatam as raízes da cultura germânica com atividades que se estendem até dezembro. A abertura do calendário oficial será marcada por um coquetel festivo nesta sexta-feira, 23, a partir das 20h, no Lar do Jovem.

O objetivo do calendário é destacar a influência da cultura germânica nos dias atuais por meio de atividades cotidianas, eventos conhecidos pela comunidade e novas iniciativas. Coordenador dos 200 Anos da Imigração Alemã em Estrela, Andréas Hamester afirma que será uma período para resgatar e conhecer tradições deixadas pelos imigrantes.

O coordenador comenta que a comunidade em Estrela vivência diversas manifestações relacionadas aos costumes germânicos. “Temos festas típicas, evidenciamos a gastronomia e as danças. São tradições dos nossos antepassados. Faz parte do nosso cotidiano preservar esses ensinamentos. Por isso queremos valorizar essa parte tão bonita da nossa história”, diz Hamester.

Aspectos ligados a turismo, educação, literatura, arquitetura, história, culinária, religiosidade e vida rural serão trabalhados por meio de concursos de fotografia e redação, rodas de conversas e espetáculos que envolvem a participação da comunidade. Para Andréas, a celebração também se torna uma oportunidade para que mais pessoas conheçam os costumes existentes na cidade.

“É importante que as pessoas saibam de onde elas vieram, o motivo de elas serem do jeito que são, o porquê de nossas cidades serem tão bonitas. São hábitos trazidos pelos imigrantes. Também queremos ressaltar situações que a população talvez não saiba que exista. Serão milhares de pessoas vivendo essa tradição durante o ano todo”, comemora Andréas.

Novas iniciativas

Nesta ano, a Páscoa será contada sob a ótica das origens alemãs em Estrela. Com direção de Pablo Capalonga, o espetáculo “Tempo de Esperança” reúne teatro, canto coral, instrumentos e danças no Centro Cultural Celso Brönstrup em 27 de março. Os ingressos devem ser disponibilizados a partir de 1º de março e o valor de troca é um quilo de alimento não perecível.

A praça Henrique Roolart também será cenário da comemoração. Coordenadora de Cultura de Estrela, Sandra Ahlert relembra o sucesso da Osterbaum, árvore de Páscoa alemã, e destaca que neste ano o monumento será decorado pelas crianças da rede municipal de ensino e por participantes do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie).

No decorrer de 2024, também está prevista a colocação da Maibaum no centro da cidade. O monumento, uma árvore que terá dez metros de altura, traz ilustrações e recortes das principais movimentações típicas no município.

Eventos tradicionais

O tradicional Festival do Chucrute reúne milhares de pessoas todos os anos. Com bailes previstos para os dias 18 e 26 de maio, Hamester destaca que quase 500 dançarinos já se preparam para as festividades. No entanto, o público poderá prestigiar detalhes sobre a celebração no evento de lançamento, que será um Mini Festival do Chucrute, no dia 9 de março.

Conversa Alemã

A programação especial conta com um programa semanal na Rádio A Hora 102.9. As conversas com descendentes que ainda usam a língua alemã no dia a dia serão transmitidas aos domingos. Além disso, outros hábitos e eventos relacionados á cultura germânica também serão debatidos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: