Jornal Nova Geração

Boa cerveja unida ao turismo

ESTRELA – Depois de se reunirem para discutir sobre um Roteiro da Cerveja Artesanal no Vale do Taquari, os municípios que possuem empreendedores do ramo, como Estrela, Colinas, Lajeado, Bom Retiro do Sul, Santa Clara do Sul e Teutônia, realizam um diagnóstico dos pontos de produção e comercialização, assim como locais públicos que podem fazer parte da rota.
A iniciativa da criação do roteiro é da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), incentivada pela Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur). A intenção é dar início ao roteiro ainda em 2020, pois a partir do diagnóstico dos municípios será feito um projeto de comunicação e divulgação, além de ser apresentado material para agências comercializarem. As prefeituras vão oferecer infraestrutura, como sinalização e acessos.

PARA AGREGAR

“Estamos trabalhando neste projeto, mas nem todos os municípios nos responderam ainda. O roteiro cervejeiro, realmente, é mais um diferencial para o Vale do Taquari. Mais um produto para agregar, porque tem um público consumidor do roteiro e da cerveja em si. Não tem nada parecido aqui, que eu conheça, nas proximidades”, destacou o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart.

Evento itinerante

Também está sendo trabalhada a proposta de realizar um grande evento cervejeiro por ano, que ocorreria de forma itinerante entre os municípios que integrarem a rota, reunindo toda a atividade econômica, cultural e turística que envolve a produção da cerveja artesanal. Em Estrela, por exemplo, já é promovido o Festival de Inverno de Cerveja Artesanal, organizado pela Associação dos Cervejeiros Artesanais (Acerva) de Estrela.

Diferencial

Arenhart destaca ainda que o Vale tem muito para ser desbravado quando o assunto são cervejeiros. Para o presidente, a ideia deve envolver até os produtores mais anônimos. “Isso será muito legal. Acredito que será um projeto diferenciado e também acho que temos que valorizar as mulheres neste projeto. Pensar neste público feminino e envolver a região. O nosso Vale não tem fronteiras. Vamos fazer com que os que queiram trabalhar, que queiram ter um produto diferente, possam se inserir”, comenta.

Ele destaca que, em breve, o grupo fará novo encontro e adianta que conhece o potencial dos cervejeiros do Vale. “São cervejas muito boas e que estão com um crescimento grande, isso prova que tem cliente para isso”, enfatiza.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: