Jornal Nova Geração

ESTIAGEM

Bom Retiro do Sul decreta situação de emergência

Documento foi assinado após reunião com secretários, Emater e Defesa Civil. Perdas no campo podem chegar a 50%

Foto; Divulgação

O município de Bom Retiro do Sul decretou situação de emergência em decorrência da estiagem. A decisão foi tomada após análises das informações sobre as perdas causadas pela escassez de chuvas.

O decreto foi assinado pelo vice-prefeito Eder Ciceri, em reunião com representes da Defesa Civil do Estado, secretarias estaduais, o extensionista da Emater, Diego de Oliveira, e o coordenador da Defesa Civil do município, Maquiel Vieira.
Conforme relatório, a estimativa de perdas pela estiagem na atual safra já afeta 30% da lavoura de milho grão, 80% da safra de soja, 30% da produção de leite e de 30% a 50% no milho silagem. Além disso, o clima afeta ainda pastagens e a produção de hortaliças.
Os efeitos da estiagem no abastecimento de água impactam famílias no interior, dada a demanda por água potável para humanos e animais, visto que muitos açudes destinados às criações estão secos.
Para amenizar a situação, o município tem auxiliado no fornecimento de água. Além da limpeza e abertura de açudes para abastecimento de animais, há a abertura de novos poços artesianos para abastecimento de centenas de famílias em comunidades do interior.

O decreto será encaminhado para a Defesa Civil Estadual. O Governo do Rio Grande do Sul precisa homologar o documento para que ocorra a homologação em âmbito federal.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: