Jornal Nova Geração

Bom Retiro do Sul terá sistemas de alertas para o enfrentamento da pandemia

Reunião do Comitê Gestor de Enfrentamento a Covid (Foto: Divulgação)

Bom Retiro do Sul trabalha na elaboração de um sistema de alertas para monitorar a covid-19 no município. Desta forma, a população poderá acompanhar a situação da pandemia e colaborar com os protocolos sanitários e de atividades em vigor. Um “alertômetro” será divulgado juntamente com o Boletim diário da Covid-19, em que alerta para a tendência de contaminação pelo vírus.

A ferramenta possibilitará o monitoramento da situação no município em tempo real, se ela é estável, com baixo risco de contágio, ou se está com tendência de agravamento em nível médio ou alto, o que representa um alto grau de contágio, internações e casos positivos.

Foto: Reprodução

Com o alertômetro, a população, ciente da situação, deverá tomar os cuidados para a situação não se agrave mediante a adoção de todos os cuidados.

Novos protocolos

Após um ano de pandemia, o governo do estado, no dia 15 de maio, incumbiu às regiões e aos municípios gaúchos o monitoramento e a adoção de protocolos de preservação da vida.

Protocolos municipais estão em fase de elaboração, em consonância com os protocolos gerais e de atividades vigentes em todo o Rio Grande do Sul. Bom Retiro adotará um sistema de alertas conforme o grau de contágio pelo vírus, identificados pelas cores verde (baixo), amarelo (médio) e vermelho (alto).

Para definição das cores que irão vigorar pelo período de sete dias, uma planilha com dados diários elaborada pela Secretaria de Saúde em parceria com o Hospital de Caridade Sant’Ana (HCSA) permitirá o acompanhamento em tempo real pelo Comitê Gestor Municipal da evolução da pandemia. Três critérios principais serão avaliados: atendimentos, internação e número de casos.

Após uma minuciosa avaliação sobre os efeitos e a evolução da pandemia de abril de 2020 a abril de 2021 no município, o Comitê Gestor identificou que são os atendimentos diários da população com sintomas gripais compatíveis com a covid1-9 no Centro Municipal de Cuidados Respiratórios e no HCSA que dão o primeiro sinal de como a pandemia irá se comportar. Posteriormente, as internações hospitalares e o número de casos positivos determinam o grau de contágio.

Com estes dados, o Comitê Gestor avaliará todas as sextas-feiras o grau em que a pandemia se encontra no município e quais protocolos deverão ser observados para a semana seguinte. No sábado, será divulgado o nível de alerta que terá vigência das 0h de segunda-feira até as 23h59 do domingo seguinte, com os respectivos protocolos que deverão ser adotados.

No nível de alerta verde, os protocolos vigentes serão os mesmo do Estado. Nos níveis de alerta amarelo (intermediário) ou vermelho (alto risco), os protocolos determinarão as restrições que deverão ser aplicadas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: