Jornal Nova Geração

aniversário

Bombeiros Voluntários Imigrante-Colinas (Imicol) comemoraram 10 anos nessa semana

Imicol opera com recursos da administração municipal e doações de terceiros

A corporação de Bombeiros Voluntários Imigrante-Colinas (Imicol) comemorou 10 anos no último domingo. Foi fundada em 26 de setembro de 2011 por Marcelo Ceppo, para que as cidades de Imigrantes e Colinas não fossem afetadas com a espera no atendimento, devido à distância do município de Estrela.

A corporação foi formada inicialmente por voluntários habitantes da região. Marcelo relata que no início foi difícil porque a Imicol começou sem equipamentos, “pois foram juntando e ganhando aos poucos”. No início, o quartel de bombeiros de Rolante ofereceu um caminhão, que conforme Marcelo, ofereceu uma boa condição de trabalho. A empresa própria do bombeiro também doou equipamentos que foram uteis.

Conforme o bombeiro, a corporação escutou muitas vezes que não era necessária. Em contrapartida, aos poucos a população da região enxergou a necessidade da Imicol. “Teve muitas ocorrências das quais fizemos diferenças, do contrário, teria sido bem pior” afirma.

Marcelo relata que depois de nove anos como comandante e 32 anos como bombeiro, decidiu se aposentar. “No dia que a corporação fez nove anos, foi o dia que eu pedi meu afastamento”, fala. Durante seis anos, a Imicol contou somente com doações. Em 2019, mesmo com os repasses das prefeituras, a corporação quase fechou as portas por falta de recursos para manter o pleno funcionamento.  Em reunião, conseguiram o aumento do rapasse e fizeram uma reestruturação dos gastos, em busca concentrar este recurso na manutenção preventiva dos equipamentos.

Dias atuais

Caroline Hauschild é a atual comandante da corporação (Foto: Karine Pinheiro)

A corporação atua com 10 bombeiros voluntários e mais cinco que estão em processo de entrada, com um caminhão auto bomba tanque, uma viatura de resgate, e um carro de apoio.

Atualmente, a corporação conta com repasses mensais das prefeituras de Imigrantes e Colinas e com doações de pessoas e empresas. “Utilizamos esses recursos na manutenção do quartel, compra de equipamentos, manutenção das viaturas, alimentação dos bombeiros, combustível”, explica a comandante da Imicol, Caroline Hauschild.

Caroline conta que um trabalho para captação de recursos está em andamento, para que seja construída uma sede própria e a compra de um caminhão tanque, pois os municípios atendidos possuem poucos sistemas de hidrantes. “Com um interior bastante grande, e com diversos aviários, então não podemos arriscar ficar sem água”, argumenta.

Em abril deste ano, a Imicol foi inteiramente reequipada. Também houve a compra de um caminhão de alta vazão. A manutenção e compra dos equipamentos foi oriunda de doações de empresas privadas dos municípios.

Regularização da categoria

Nessa sexta-feira, 28, oi aprovado, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei complementar que regulamenta a atividade de bombeiro voluntário no Estado. O projeto proposto pelo deputado Elton Weber (PSB) foi aprovado por 52 votos favoráveis e nenhum contrário. O RS é pioneiro na regulamentação da categoria.

Anteriormente, bombeiros voluntários poderiam operar em municípios com menos de 15 mil habitantes. As cidades de Colinas e Imigrante somam cerca de 5 mil cidadãos. A partir da regulamentação, a corporação terá amparo na prestação dos serviços.

O texto aprovado na assembleia cita que onde houver bombeiros voluntários será autorizada a instituição de fundo cooperativo entre Estado, município e voluntários. Este fundo será “destinado à captação de recursos públicos e privados, ações de proteção e combate contra incêndios, equipamentos, instalações e reaparelhamento”.

Caroline afirma que com a aprovação do projeto, a corporação terá mais autonomia para lidar diretamente com os municípios. Para ela, agora começa uma nova história e a expectativa é que a Imicol possa crescer cada vez mais.

Viatura após reestruturação (Foto: Caroline Hauschild/Divulgação)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: