Jornal Nova Geração

ALERTA

Brasil registra dois casos de gripe aviária no litoral do ES

É a primeira vez que o país identifica infecções pela doença

Crédito: Divulgação

O Brasil registrou nessa segunda-feira, 15, dois casos de gripe aviária em aves marinhas silvestres no litoral do Espírito Santo. É a primeira vez que o país registra infecções pela doença. Uma ave estava no município de Marataízes e outra na capital Vitoria.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de alerta para a mobilização do setor privado e de todo serviço veterinário oficial para aumentar a vigilância sobre uma pandemia deste tipo de gripe aviária no país.  A pasta informa que medidas de prevenção devem ser intensificadas para conscientizar a população e criadores de aves.

Todos casos suspeitos da doença devem ter notificação imediata, além de reforço na biosegurança da produção avícola. Segundo o Ministério, a notificação em aves silvestres não afeta a condição de país livre da gripe aviária e o comércio internacional deve ser mantido.

A depender das investigações e deste cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias podem ser adotadas pelo Ministério da Agricultura e pelos órgão estaduais agropecuários para proteção da avicultura nacional.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: