Jornal Nova Geração

Cacis une forças e prospecta nova sede

ESTRELA – A união entre as entidades empresariais de Estrela não é apenas um ponto na história do município. Nesta semana, ela recebeu um novo capítulo. O prédio, que pertence à antiga Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foi doado pela entidade à Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela, que projeta sua nova sede para o local.
O prédio onde está instalada atualmente a Cacis, na Rua Treze de Maio, 239, tem apenas um pavimento para atendimento. Na nova instalação serão três andares para a entidade. “A parte administrativa ficará no térreo, neste pavimento (inferior) continua sendo uma área social, que fica à disposição do associado, e no terceiro pavimento teremos um espaço para eventos, treinamentos e cursos para 120 pessoas”, explica a presidente da Cacis, Andréia Zwirtes Kich.
Ela enfatiza que o projeto, feito pelo também integrante da Cacis, Cristiano Horn, já foi enviado para aprovação na prefeitura, o que demonstra ainda mais a importância da concretização da doação do prédio. “Pretendemos entregar esta obra ainda este ano. Eu estou presidente agora, mas há anos faço parte da diretoria e conversamos sobre essa ampliação e a necessidade de um lugar novo. É um sonho e será muito importante.”
Integrante da Cacis, Janaína Carvalho explica que, por conta da existência do prédio da CDL, a entidade ainda existia judicialmente. “Fui nomeada presidente da CDL ano passado. Precisávamos manter ela ativada por conta do prédio. Quando este estiver pronto, o outro, da Cacis, não será mais utilizado”, comenta.

Fusão entre Acie e CDL

A Cacis é fruto da união entre a Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie), fundada em 1938, com o objetivo de representar os empresários locais e lutar pelos interesses da comunidade, e da CDL, entidade formada por empresários do varejo, em 1969, que tinha como meta o fortalecimento da classe e a troca de experiências.
Durante a Multifeira, ocorrida em 2011, o movimento para unificação das duas entidades ganhou força. Na época, o empresário Henrique Purper era presidente da Acie e Israel Scheibel da CDL. A criação de uma única entidade tinha por finalidade o mesmo ponto, que até hoje, é foco da Cacis: promover o desenvolvimento. Como possuíam serviços parecidos e quase os mesmos sócios, a união veio para otimizar recursos e aumentar a representatividade.
Na noite de 28 de março de 2012, a Cacis empossava Purper como primeiro presidente, na presença de autoridades, empresários e associados. “Uma cidade do tamanho de Estrela, que tem 30 mil habitantes, não tão grande, tinha a maioria dos empresários sócios das duas entidades. A força que tínhamos perante o poder público era menor, porque estávamos divididos e a ideia foi juntar essas forças”, recorda Purper. Ele destaca a finalidade de auxiliar e representar todos os empresários, seja no Serviço, na Indústria e no Comércio.
TRANSFERÊNCIA
Após um período de trabalho e aperfeiçoamento dos processos, concretiza-se a parte da transferência do imóvel. “A Cacis fará a repaginação deste imóvel e estou muito feliz, pois fechamos esse ciclo de transição, com a Cacis se concretizando como entidade empresarial única em Estrela, o que para cidades menores é o melhor caminho”, destaca.
O empresário Erno Feine já faz parte da “Cacis” há mais de 50 anos. “É uma entidade que colabora com o desenvolvimento da Indústria e do Comércio e acredito que no futuro ela estará bem melhor com a construção de sua própria sede”, salienta.

Fim da transição

“Fui sócio da CDL e participei desde o início das negociações para a fusão com a Acie no intuito principal de fortificar e solidificar as entidades, então criamos a Cacis. Tudo isso para conquistarmos maior credibilidade frente ao meio empresarial e sociedade, dando-nos voz e voto frente às necessidades de nossa cidade. Uma união para consolidar os desejos e anseios, para uma Estrela cada vez mais promissora, contribuindo para o crescimento estrutural e humano.” Empresário Gerson Strehl

“Nesta semana consolidamos mais uma importante etapa, demostrando maturidade e crescimento por parte da direção e associados da Cacis, aprovando em assembleia geral ordinária a incorporação de patrimônio da CDL à Cacis, do local que servirá para a construção da nova sede da Cacis, valorizando ainda mais o associado e oportunizando cada vez mais que as empresas venham a se associar, fazendo parte de uma entidade que já é referência regional.” Empresário Paulo Ricardo Finck.

“Achei muito bom quando as duas se uniram, porque passamos a pagar uma mensalidade só e as entidades se fortaleceram virando uma só. Eu parabenizo a diretoria, esses jovens que estão assumindo, pois temos que modernizar, evoluir, todos querem algo mais bonito e a Cacis também precisa se modernizar. Essa nova instalação será ótima, parabéns a todos.” Empresária Validivia Ponzoni, sócia há mais de 40 anos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: