Jornal Nova Geração

Cafezinho com NG

Nilto chegou em Estrela em 1984 para ser um empreendedor reconhecido na região. Foto: Karine Pinheiro

O Jornal NG publica nesta semana mais um Cafezinho com o NG. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades. Nesta edição, o empreendedor Nilto Scapin, nascido em Bento Gonçalves, conta como chegou ao Vale do Taquari e se tornou um empreendedor de sucesso na região.

ENTREVISTA
Jornal NG – Como entrou no ramo do empreendedorismo?
Nilto Scapin – Sempre tive vontade de ser empresário. Quando eu tinha uns 14 anos, propus ao meu pai para a gente montar um negócio juntos, mas ele achou que eu era muito novo para isso. Ao completar a maioridade fui trabalhar como caminhoneiro. Depois de passar um tempo na estrada e servir no Exército, eu percebi que esta rotina de estar sempre na estrada era difícil. Fui para a iniciativa privada e logo depois assumi a gerência. Aos 25 anos, fui convidado pelos meus patrões para ser sócio de um empreendimento. Eles perceberam que eu exercia uma liderança e que tinha vocação para empreender. A partir desta sociedade, outras oportunidades foram construídas ao longo do tempo. Hoje tenho empresas que são minhas.

Jornal NG – Como chegou ao Vale do Taquari?
Nilto Scapin – A empresa que eu gerenciava em Bento Gonçalves, de brita e concreto, estava querendo expandir os negócios. Uma das regiões que foi pesquisada para essa expansão foi o Vale do Taquari. Fui designado para concluir este negócio, então cheguei em Estrela em 1984. Compramos um britador da prefeitura, compramos área de terra e começamos a trabalhar. Em 1987 abrimos a primeira central de concreto da região, e mais adiante, entramos no ramo da pavimentação asfáltica. Fomos para o segmento dos explosivos, que hoje é a Dinacon. Fomos para a linhas de implementos rodoviários, que hoje é a Rhodoss. Conforme as oportunidades em segmentos diferentes iam aparecendo, fomos fazendo esta construção.

Jornal NG – Como é empreender em Estrela?
Nilto Scapin – Foi difícil quando cheguei aqui, o pessoal via um estranho ocupando um espaço em um campo econômico que era fechado. Hoje, o Vale do Taquari está se desenvolvendo. Muitos municípios estão puxando o empreendedorismo e Estrela é um deles. O agronegócio é muito forte e as pessoas trabalham muito, isso faz com que a gente tenha um crescimento sustentável. Atualmente, é mais fácil empreender aqui, pela diversidade, pela qualidade, condições técnicas, econômicas e de infraestrutura do município.

Jornal NG – O que é preciso para ser um bom empreendedor?
Nilto Scapin – Alguns quesitos são básicos: persistência e proatividade. A economia é muito dinâmica, tudo se modifica rapidamente. Em determinados momentos, passamos por dificuldades e não podemos desistir. É preciso montar boas equipes, porque ninguém faz nada sozinho. É necessário estar atento ao segmento que se está inserido, perceber como o mercado se comporta, porque em qualquer segmento existe concorrência. Temos que estar um passo à frente. Um bom produto, uma boa marca e ser reconhecido pelo cliente por oferecer um produto de qualidade é o principal.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: