Jornal Nova Geração

ESTRELA

Cafezinho com NG

O Jornal NG publica nesta semana mais um Cafezinho com o NG. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades. Nesta edição, Claudia Argiles da Costa, diretora do Colégio Santo Antônio e diretora Administrativa da Faculdade La Salle Estrela, conta como é estar à frente de uma das instituições de educação mais antigas do município.

Jornal NG – Quais os principais desafios na gestão de instituições de educação?

Claudia da Costa – No âmbito da educação, o desafio é transmitir e cultivar sabedoria. Essa sabedoria que une o ser sensível ao ser racional, mantendo o equilíbrio entre o sentir e o pensar, cujo principal objetivo é a resolução de problemas, buscando a equidade e o acesso a qualidade de vida de forma coletiva.

Jornal NG – O que você destaca como grandes conquistas nas instituições em que atua?

Claudia da Costa – No Colégio Santo Antônio, instituição que faz história na região há mais de um século, as grandes conquistas são o fortalecimento e o reconhecimento junto à comunidade local e regional. Conseguimos nos manter a partir da equipe de professores que pensam a escola e atendem alunos de toda a região. Outro ponto a ressaltar, é a parceria com a Faculdade La Salle, no compartilhamento de espaços, entre instituições de segmentos diferentes da educação. Conseguimos oferecer um olhar diferenciado desde a Educação Básica ao Ensino Superior. Assim, o acesso às aulas com professores de outras instituições da rede La Salle, complementa os estudos dos alunos do Colégio, através do ensino híbrido e profissionais de diferentes segmentos da comunidade. A oferta de especialização em Gestão Humanizada para toda a equipe de professores e monitores, está acontecendo na Faculdade La Salle.

Jornal NG – O que o Colégio tem de projetos para a comunidade?

Claudia da Costa – Incentivo a pesquisa para resolução de problemas locais com repertórios globais, voluntariado, empreendedorismo, promoções culturais, ampliação das visões de mundo, visando a formação em cidadania global.

Jornal NG – Que conselho daria para quem deseja seguir a docência?

Claudia da Costa – Precisamos de educadores que valorizam o processo de ensino, aprendizagem e formação de saberes coletivos, que busquem a atualização tecnológica, mas sem esquecer que educar é servir ao outro e preservar a essência do ser humano, com a missão de ensinar a viver bem.

Jornal NG – O que motivou a seguir a docência?

Claudia da Costa – A missão de servir, pensando em um mundo melhor. Durante um período de intensa dedicação para a comunidade, iniciei mais uma graduação por acreditar que devemos estar sempre em constante evolução e busca de conhecimento. A vida me brindou com a possibilidade de testar, mais uma vez, a forma compartilhada de gestão da educação. Com este pensamento, iniciei meu trabalho na direção do Colégio Santo Antônio, colégio com mais de 120 anos de existência e que traz na sua essência o carisma e os valores franciscanos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: