Jornal Nova Geração

Cafezinho com NG

Rogério Heemann, conta sobre sua trajetória e os desafios à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela (STR)

O Jornal NG publica nesta semana mais um Cafezinho com o NG. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades. Nesta edição, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela (STR), Rogério Heemann, conta sobre sua trajetória e os desafios à frente desta instituição.

ENTREVISTA

Jornal NG – Como é estar a frente de um sindicato que representa grande parte da população de Estrela?

Rogério Heemann – Estar à frente de uma entidade como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela é uma honra. Atualmente, o STR representa cerca de 1400 agricultores no município, defendendo as causas do movimento sindical. Estamos aqui para ajudar o agricultor no que ele precisar, seja nas esferas federais, estaduais ou municipais, sempre estando do lado do nosso associado e auxiliando no que ele precisar.

Jornal NG – Como foi sua trajetória no sindicato até se tornar presidente?

Rogério Heemann – Fui funcionário do sindicato desde 1991 até 2000, atuava como despachante. Comecei a trabalhar na Prefeitura de Estrela, no Setor de Produção Primária, no ano de 2000, e sem perder o vínculo com a agricultura e com a roça, fiquei até 2010. Em 2012 participei da minha primeira eleição para o STR, colocamos nossos nomes na chapa e fomos eleitos. Naquela época, vencemos uma diretoria que estava na presidência há mais de 30 anos. Em 2013, assumi a presidência desta entidade.

Jornal NG – O que considera sua maior conquista neste posto?

Rogério Heemann – Quando assumi em 2013, recebi o balanço referente ao ano de 2012, que não estava nada favorável. Depois de fazer as contas, concluí o Sindicato enfrentava um momento financeiro complicado. O balanço havia fechado em R$ 240 mil negativos, tinha muitas contas a serem pagas. Após a gestão de quatro anos, fui à reeleição. Vencemos de novo e hoje estou no final da segunda gestão. Posso dizer tranquilamente que nossa entidade está bem financeiramente. Em 2020 tivemos um superavit de R$184 mil. Neste ano, estaremos com um superavit maior e sem dívidas. Revertemos uma situação negativa para positiva. Vou concorrer para a terceira gestão.

Jornal NG – Qual a importância do Sindicato para os agricultores de Estrela?

Rogério Heemann – O Sindicato dos Trabalhadores Rurais é visto como um ponto de referência, aquilo que o agricultor precisa. É o lugar onde o associado vai para resolver questões de energia, aposentadoria, financiamentos, heranças, inventários, escrituras de terra. Tudo que o agricultor precisa, ele encontra no Sindicato. É o ponto de referência para ter uma orientação correta para o dia a dia dele.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: