Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Fabiana Cristina da Silva Kuhn

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Genny de Souza da Silva, de Bom Retiro do Sul, Fabiana Cristina da Silva Kuhn, conta os desafios em estar à frente da escola e as expectativas futuras.

Foto: Larissa Santos

Como iniciou sua trajetória nesta área?

Fabiana Cristina da Silva Kuh – Com o apoio e incentivo de meus pais, iniciei meus estudos no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (IEEEM), em Estrela. Me formei em 2000 e iniciei minha primeira experiência na educação, na Creche Dona Araci. Passei por várias escolas até assumir a direção da Creche Comunitária Raio de Luz. Em 2009, me formei em Pedagogia. E em 2011, passei no concurso como professora.

Como foi assumir a direção da escola?

Fabiana Kuhn – Durante a espera da nomeação, sempre comentava com meu marido a vontade de lecionar na Emef Genny de Souza da Silva. E o desejo se concretizou. Desde o início me identifiquei com a escola. Os alunos se encantam com as atividades propostas e valorizam o trabalho do professor. No início de 2021, fui convidada a assumir a direção.

Quais os desafios à frente da Emef?

Fabiana Kuhn – Sempre digo que todo dia é um aprendizado, pois surge algo novo, uma situação diferente, mudança ou adaptação. Assim seguimos, vivemos dia após outro, fazendo o melhor com aquilo que temos. Quando se tem uma equipe unida e comprometida, o envolvimento das famílias e o apoio da Secretaria de Educação, os desafios são transformados em aprendizagem, nos fazem crescer como pessoa e profissional.

Quais os planos para o futuro da escola? Tem algo que vocês planejam?

Fabiana Kuhn – Sempre pensamos em melhorias, pois um dos nossos objetivos é acolher e fazer com que o aluno se sinta bem. O educandário é de turno integral e a maioria dos estudantes permanecem em torno de doze horas conosco. Queremos oportunizar uma educação de qualidade, em um ambiente agradável. Também planejamos adquirir brinquedos e jogos pedagógicos que possam auxiliar na construção do conhecimento, pintar a pracinha, adquirir um toldo para a entrada da escola e cobrir a quadra de esporte.

O que é ser educador para você?

Fabiana Kuhn – Sou apaixonada pela minha profissão e tento dar o meu melhor em tudo que faço. Procuro estar sempre em busca de novos conhecimentos e formações. Acredito que educar é muito mais que transmitir conhecimento, é amor, pois quando amamos somos capazes de entender que em cada indivíduo existe um ser com potencial de transformar o mundo. E para mim, essa é nossa missão.
O Cafezinho com o NG é publicado toda a semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.

O Cafezinho com o NG é publicado toda a semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: