Como surgiu o envolvimento com a comunidade?
Hélia – Comecei a me envolver com a comunidade depois que casei. Meu marido sempre esteve na associação comunitária, foi presidente várias vezes. Com isso, eu comecei a participar também. Faz mais de 40 anos que colaboro com a São Jacó, dentre muitas idas e vindas. Nossa diretoria permanece dois anos atuando nas atividades e após esse limite de tempo, uma nova chapa é eleita.
Flávia – Aqui na São Jacó, um casal é eleito para cada cargo. Também iniciei minhas participações junto com meu marido, Já fomos fiscais, secretários e vice-presidentes. Atualmente, somos tesoureiros da comunidade. Nas festas, antigamente, éramos os responsáveis pela copa.
Como é a preparação da festa?
Flávia – Em todos os anos que participamos da diretoria, nós duas ficamos responsáveis pela cozinha. Chegamos no salão às 6h, realizamos a alvorada festiva, fazemos o fogo e já colocamos as batatas para ferver. Aos poucos, os demais voluntários vão chegando. Os churrasqueiros se organizam e, aos poucos, tudo se alinha e ganha forma. Na verdade, na sexta-feira à noite, já começamos os preparativos. Vamos no salão ajeitar as mesas, cadeiras. No sábado, continuamos. No domingo ficamos até a última pessoa ir embora, nós abrimos e fechamos a festa.
O que representa para vocês ajudar a comunidade São Jacó?
Flávia – Nós gostamos muito do trabalho que fazemos, principalmente da relação que criamos com as outras pessoas, afinal, a festa não se faz sozinha. Precisamos de muita gente envolvida, e ver tudo que a comunidade já construiu é muito bom. É um verdadeiro trabalho em equipe. Somos muito gratas a todos, ao pessoal que doa os prêmios da rifa, àqueles que nos ajudam a vender os cartões, aos patrocinadores, às pessoas que participam da nossa festa, todos, sem exceção.
O que vocês esperam dessa edição da festa?
Flávia – A cozinha está preparada para receber mais de mil pessoas. Já vendemos mais de 500 cartões, então nossa expectativa é bem grande, estamos muito animadas.
Hélia – Além de tudo, teremos nossa tradicional linguiça assada, que faz muito sucesso na comunidade e entre os visitantes. Recebemos muita gente de longe que vem para experimentar. Todos estão convidados.
O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.