Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Karin Kern

A diretora-geral do Colégio Martin Luther, Karin Kern, participa do Cafezinho com NG. Nesta edição, ela fala sobre a função assumida após trajetória de três décadas na escola, comemoração de 120 anos do CML e as celebrações dos 200 anos da Imigração Alemã

Karin faz parte da equipe do CML há 30 anos. (Crédito da imagem: divulgação)

Como surgiu a oportunidade de assumir a direção?
Karin Kern – Todos esses anos de trabalho no Colégio Martin Luther me deram base sólida para assumir a direção da escola. Vivenciei os diferentes níveis de ensino. Foram 15 anos como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental e 15 anos na coordenação pedagógica, função que me proporcionou contato com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por conhecer as necessidades da escola e pelo tempo apoiando a direção escolar, a expectativa é colocar em prática oportunidades e potencializar quem passar pelo Martin Luther.

Quais seus objetivos à frente da direção escolar?
Karin – Quando estamos à frente de uma instituição, buscamos manter a excelência reconhecida pela comunidade. No nosso caso, elevar a qualidade da educação. Isso é feito no dia a dia, na sala de aula, nos materiais utilizados e na prática dos professores. Essas iniciativas refletem nos trabalhos desenvolvidos junto aos alunos. Também queremos fortalecer os projetos existentes em prol da comunidade, como os cursos técnicos oferecidos pela escola. São soluções com base nas necessidades da comunidade, bem como demandas das empresas que buscam mão de obra qualificada. Também seguimos atentos às propostas de educação que estão alinhadas com os avanços. Nosso papel é entregar uma boa formação.

Como está a programação de 120 anos do CML?
Karin – É um ano muito importante, porque é uma instituição de educação reconhecida completando 120 anos. É uma honra celebrar essa data e levar essa festa à comunidade escolar. São diferentes ações ao longo do ano. Temos projetos de iniciação científica focados na investigação da história do Colégio Martin Luther e também nos 200 anos da Imigração Alemã. Essa pesquisa culmina na apresentação destes trabalhos em 12 de agosto. Os alunos tiveram contato com documentos, álbuns, uniformes e móveis antigos, além de entrevistas com pessoas que passaram pela escola. Também temos uma exposição de documentos e peças antigas com itens no CML e no Memorial de Estrela. No mês de aniversário do colégio, está programada uma atividade com a comunidade escolar, com produção de vídeos, trazendo pessoas que contam como foi estudar no Martin Luther.

Como a escola celebra o bicentenário da imigração alemã?
Karin – Poder celebrar a cultura alemã juntos aos 120 anos do CML é uma alegria. Conseguimos alinhar parcerias com agentes públicos e culturais para evidenciar o que foi vivido pelos antepassados. Sempre abordamos a referência da comunidade luterana, a cultura, a música e a arte, aspectos valorizados pelos imigrantes alemães. Retratamos isso com a Orquestra, com o teatro, pelo ensino da Língua Alemã e também pela parceria com a administração municipal para estender esse conhecimento à comunidade.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: