Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Lairton José Walter

O presidente da comunidade católica São Miguel, da Linha Geraldo Baixa, conta sobre os avanços à frente da associação comunitária e as principais metas da atual diretoria

Foto: Marcelo Grisa

Como você chegou ao cargo de presidente da comunidade?
Lairton José Walter – Eu estou no posto de presidente da comunidade há cinco anos, em 2018. Foi por eleição dentro da comunidade. Ocorreu de forma espontânea, já que todas as pessoas da comunidade são candidatas. Quem fazia a maioria de votos automaticamente seria escolhido. Claro, ou tu aceita ou não aceita, é algo mais livre, tu tem opção. Mas eu aceitei, montei a minha diretoria e fui em frente. Claro, a diretoria já teve algumas trocas de membros, deu uma remanejada, mas eu, como coordenador, estou no meu quinto ano.

E como é esse trabalho junto à diretoria?
Lairton José Walter – É muito tranquilo. Eles ajudam bastante. Sempre que necessário chamo uma reunião e todos vêm, ninguém falta. Nesse sentido, tudo corre com muita facilidade.

Nesses cinco anos, quais foram as conquistas para a comunidade?
Lairton José Walter – Nós fizemos a reforma da igreja, toda ela, por dentro. Colocamos ar condicionado, foi refeito todo o acabamento das paredes, com pintura nova. Além dessas coisas novas, nós demos atenção para um altar muito antigo, que pertence à igreja. A gente não sabe a idade exata dele, mas é algo em torno de 100 anos. Mantivemos esse altar e ordenamos uma restauração, e agora deixamos ele coberto, para manter o estado desse altar diante do vento e da poeira.

Hoje, quais são os principais desafios da comunidade?
Lairton José Walter – Hoje o nosso principal desafio é com a espiritualidade da comunidade. Nós, enquanto igreja e comunidade católica, estamos trabalhando nesse aspecto com os cantos, eventos, etc. Tudo para trazer mais o povo à casa de Deus. Mas tudo isso é um trabalho de formiguinha: hoje você conquista um, amanhã mais um, e assim vai.

Quais são as metas da diretoria para os próximos anos?
Lairton José Walter – Temos uma cancha de bocha que está ociosa hoje. Ela fica dentro da propriedade da comunidade. Planejamos fazer uma chapa por cima, para cobrir o espaço e até ampliar, para abrigar mais pessoas. Tem também o piso da igreja. Com a obra que já foi feita, ajeitamos o entorno do altar. Queremos emparelhar o resto. Não é necessário tirar o piso atual, mas a construção é caída. Assim poderemos nivelar a igreja toda e melhorar a experiência para os fieis.

O que é necessário para ser presidente de comunidade?
Lairton José Walter – Boa vontade. É um cargo onde tu não recebe salário, uma coisa espontânea, voluntária. Tem que querer fazer esse trabalho de graça para a comunidade.

Como você se sente sendo presidente da comunidade?
Lairton José Walter – Eu me sinto muito bem fazendo isso. Sempre tive comigo que Deus te dá em dobro o que tu faz pelas pessoas. Tu perde uma hora do teu trabalho, do teu lazer, mas Deus te dá em dobro, sem dúvida. Então eu estou muito tranquilo cumprindo com essa missão.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: