Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Franciele Diehl

Franciele Diehl, 37, é empresária em Estrela e co-fundadora da Eco Diehl, empresa de saneamento criada em 2010. No livro “Negócio 360°”, Franciele escreveu um capítulo focado em desafios e soluções para empresas familiares

Crédito da imagem: Daniély Schwambach

Franciele Diehl, 37, é empresária em Estrela e co-fundadora da Eco Diehl, empresa de saneamento criada em 2010. Além do papel como administradora, ela participa ativamente da Cacis e Cacis Mulher, promovendo o desenvolvimento empresarial e a liderança feminina. No livro “Negócio 360°”, Franciele escreveu um capítulo focado em desafios e soluções para empresas familiares

Como surgiu teu envolvimento com o livro?
Franciele Diehl – Faço parte do Tittanium Partners, um grupo de empresários liderado pela Fernanda Tochetto, mentora do grupo e idealizadora do livro junto ao marido Isaac Bertuol. Eles trouxeram a ideia para o grupo, e então, cada participante contribuiu com um capítulo sobre o tema que julgasse pertinente, ou fosse do próprio domínio.

Como foi a escolha sobre o tema do teu capítulo?
Franciele – Meu avô constituiu uma empresa, que, posteriormente, passou a ser administrada pelos filhos, entre eles, meu pai. Portanto, cresci acompanhando os desafios de uma empresa familiar.

Se você pudesse acrescentar um novo capítulo ao livro, o que abordaria e por quê?
Franciele – Seria sobre a liderança e gestão de pessoas, temas essenciais tanto no presente quanto no futuro. Sou administradora da empresa e, embora minha formação seja em engenharia química, tive que me adaptar e aprimorar minhas habilidades em administração ao fundar a Eco Diehl. Por isso, busquei o apoio para fortalecer minha atuação na área administrativa. Como o objetivo do grupo é transformar a performance, ambiência e negócios por meio de metodologia própria e networking, acabamos fortalecendo as relações entre os participantes, compartilhando experiências e aprendizados.

Como você acha que seu capítulo pode impactar os negócios ou estratégias na área que você abordou?
Franciele – Acredito que meu capítulo pode impactar significativamente a prática de negócios, especialmente em nossa região, onde muitas empresas familiares estão presentes. Com frequência, esses negócios são iniciados pelos pais e passam a ser geridos por gerações seguintes. Isso representa um desafio, pois é necessário equilibrar aspectos familiares e profissionais. No meu capítulo, compartilho os desafios que enfrentei e as soluções que adotei, com o objetivo de facilitar a trajetória dessas empresas.

Qual foi o momento mais marcante durante tua trajetória profissional?
Franciele – O momento mais marcante foi o início da Eco Diehl, que exigiu que eu me especializasse em várias áreas, já que a minha formação era na área da Engenharia, foi um momento de crescimento pessoal muito grande.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: