Jornal Nova Geração

ESTRELA

Calendário comemorativo resgata origens germânicas

Em celebração ao bicentenário da Imigração Alemã, atividades típicas ocorrem durante o ano. Além de eventos tradicionais no município, novas ações devem reunir a população

Crédito: Karine Pinheiro

Com a proximidade do bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, um calendário comemorativo foi elaborado para resgatar origens e costumes germânicos. A programação prevê uma série de eventos mensais ao longo de 2024. Além das atividades tradicionais, como Maifest e Festival do Chucrute, novas iniciativas devem ocorrer ao longo dos próximos meses.

O instrutor e coordenador dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, Andréas Hamester e o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), Joel Mallmann participaram do programa Frente e Verso, da Rádio a Hora, 109.2, para falar das comemorações alusivas aos 200 anos da imigração.

Eles reforçam, que é necessário reconhecer e valorizar o esforço realizado pelos imigrantes e as influências que eles deixaram para as futuras gerações. “É um momento, um ano, que consideramos extremamente importante, tudo aquilo que nós somos, aquilo que nós produzimos, aquilo que nós geramos e construímos, fomos influenciados e precisamos olhar para trás e reconhecer o trabalho que foi feito anteriormente”, cita Joel Mallmann.

Nesse sentido, está prevista uma festividade que mostre a forma que a cultura é preservada atualmente, de que forma os hábitos do passado se mantém no presente, no cotidiano das pessoas. Dentro da programação, eles planejam realizar encontros, em que o idioma de comunicação seja o alemão, para assim manter vivo o dialeto. Além dos momentos de conversas que resgatem a história, o objetivo é proporcionar experiências na culinária, tradições e costumes germânicos.

Para realizar essa exaltação, serão promovidas mostras artísticas e oficinas, além do tradicional Festival Chucrute, um desfile temático e a construção do monumento Maibaum (minha árvore), uma árvore de 10 metros, com hastes que irão conter registros de fatos importantes da imigração.

A programação que irá ocorrer durante todo o ano, conta com jantar do grupo folclórico, roteiro com valorização das casas enxaimel do interior, curso de gastronomia alemã, um espetáculo teatral que retrata a imigração com atores locais e demais eventos. O calendário oficial deve ser apresentado em fevereiro.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: