O novo plano de carreira dos professores da rede municipal foi aprovado por unanimidade durante a sessão dessa quarta-feira, 14. Após adaptação orçamentária, ficou definido reajuste de cerca de 10% e o salário dos docentes do município de Imigrante deve estar entre os maiores do Vale do Taquari em 2023.
Embora o plano não tivesse alteração desde 2014, a categoria já era contemplada com o piso nacional no município. O salário-base do professor ficou definido em R$ 2.450. Além do reajuste salarial, entre as principais mudanças estão a criação da quinta classe, que constitui a linha de promoção dos profissionais, e mudança nas regras de níveis, que passa a contar com superior, pós-graduação, mestrado e doutorado.
Com a nova diretriz, o nível de magistério fica extinto, sendo necessário possuir graduação em licenciatura para atuar nas escolas municipais. Já o estágio probatório de três anos que antes não contava como experiência para promoção, passou a fazer parte do cálculo e o tempo de reclassificação diminuiu. O projeto tramitava na câmara de vereadores desde outubro.
Revisão anual
O projeto que concede reposição salarial aos servidores do município também foi aprovado pelos parlamentares. A reposição deve ocorrer a partir de janeiro de 2023 no percentual de 6%. A revisão não se estende aos agentes comunitários de saúde e de combate à endemias por terem vencimentos adequados ao piso nacional da categoria.