Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Câmara aprova renovações com funcionários da Educação

Quase 200 cargos temporários serão mantidos na pasta com objetivo de garantir a continuidade nos trabalhos pedagógicos. Parlamentares criticam manutenção dos contratos e falta de concurso público

Sessão também foi marcada pela eleição da nova Mesa Diretora, que terá João Batista Ferreira como presidente. Foto: Karine Pinheiro

Dois projetos de lei que autorizam o Executivo a renovar contratos temporários na Secretaria de Educação foram aprovados por unanimidade pelos vereadores na sessão dessa terça-feira, 13. No total, são 194 cargos entre professores, monitores educacionais, pedagogos, psicopedagogos, psicólogo e serviços gerais.

Entre as justificativas, além das funcionárias que se encontram em período de gestação, o Executivo destaca a necessidade em manter o planejamento pedagógico, visto que os trabalhos em desenvolvimento visam a recuperação de déficits causados pelo período de pandemia. Com exceção do primeiro caso, a manutenção dos contratos se estende até dezembro de 2023.

Embora a renovação das contratações seja unanimidade entre os parlamentares, a situação gerou algumas críticas. Devido ao grande número de manutenções, alguns vereadores defenderam a elaboração de concurso público. Durante o uso da tribuna, Diogo Antoniolli (PTB) destacou que o Executivo não elabora edital de concurso há cerca de 8 anos.

“Ninguém é louco de votar contra as renovações do contrato. Mas isso não pode acontecer todo ano, professores têm que ter estabilidade e garantias como plano de carreira. É necessário que haja essa valorização”, aponta Antoniolli.

O vereador João Batista Ferreira (PSB) também afirmou que o projeto foi votado somente nessa terça-feira porque o Executivo não enviou antes. Ele também destaca a necessidade de um concurso para manter a qualidade e a continuidade no ensino dos alunos. Presente na sessão, o vice-prefeito Eder Ciceri afirmou que a administração municipal estuda a viabilidade de concurso público para 2023.

Homenagem e eventos

Aprovado pelos parlamentares, a praça do bairro São Francisco passa a ser chamada de praça Orlando de Oliveira em homenagem ao musicista com vínculos ao samba e cultura de Bom Retiro do Sul. Conhecido como “Tio Nézio” pela comunidade, foi sócio-fundador e presidente da Escola de Samba Inhandava.

O calendário de eventos para o ano de 2023 também teve parecer favorável. A partir do próximo ano, o campeonato municipal de bilhar integra a programação oficial do município.

Mesa diretora

A chapa formada por João Batista Ferreira para presidente, Antônio Gilberto Portz (DEM) para vice-presidente, João Pedro Pazuch (PSB) para 1º secretário e Clóvis Pereira dos Santos (PDT) para 2º secretário foi eleita por aclamação para formar a mesa diretora para 2023.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: