As primeiras indicações dos vereadores mirins foram encaminhadas para avaliação do Executivo. As propostas foram detalhadas durante a sessão dessa segunda-feira, 7. Essa iniciativa tem o objetivo de estimular a participação dos jovens na política e na sociedade.
Entre os projetos, a construção de uma quadra de esportes e reforma da cerca da Emef Santana, implantação de ciclofaixas no centro da cidade, criação da feira do produtor, atualização dos computadores nas escolas do município e disponibilização de bíblias aos alunos. Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade.
Aluna do 7º ano da Emef Santana, Andriéli Luiza Grave, de 13 anos, ressalta a urgência da reforma da cerca na escola. “A passagem fica livre e tem risco de os animais entrarem à noite e estragarem a nossa horta com plantas e verduras”, justifica. A cerca caiu após uma ventania. Andriéli destaca que a demanda surgiu, além da sua vivência no local, por sugestão dos colegas.
Quanto à construção de uma quadra de esportes, Andriéli destaca que ter um ambiente que propicie a prática de esportes é necessário. Hoje, os alunos utilizam o ginásio da comunidade Santana, que fica fora das dependências da escola. A aluna reforça que caso seja executado, os estudantes poderão sediar jogos de interséries, bem como praticar esporte dentro do ambiente escolar.
Prorrogação de contratos
Durante a sessão foram aprovados projetos que autorizam a prorrogação de contratos temporários de cargos da Educação. O objetivo é manter os profissionais contratados neste ano para dar continuidade ao trabalho desenvolvido.
A matéria foi encaminhada com antecedência para que o planejamento escolar seja feito com a inclusão destes profissionais. Os cargos são referentes à Educação Infantil.