Sinônimo de engajamento e união entre as forças da região, o associativismo recebe destaque neste mês de abril. O dia 30 foi escolhida para celebrar as atividades colaborativas em nível nacional e as entidades do Vale promoveram algumas ações para marcar a data. Além dos movimentos, a intenção de valorizar a história da soma desses esforços.
Os registros históricos dão conta que a origem do associativismo no Brasil ocorreu com a chegada da família real portuguesa, em 1808. No ano seguinte foi criada a Associação Comercial do Rio de Janeiro, e em 1811 houve a fundação da Associação Comercial da Bahia. Mais tarde, em 1884, foi fundada a Associação Comercial e Agrícola, em São Paulo.
No Vale do Taquari, a entidade mais antiga é a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), em atividade desde 1921. A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, foi criada em 2012, mas tem origem na Associação Comercial e Industrial do município, que surgiu em 1938.
Posição conjunta à comunidade
O presidente da Cacis, Gerson Strehl, defende que as entidades atuem como complementares ao poder público, o que fortalece o conceito do associativismo. “Temos que fazer as coisas acontecerem. Para isso, temos que nos juntar, com os mais fortes ajudando os mais fracos, e fazer o bem comum para todos.”
A característica cooperativista da região é citada por Strehl como sustentação para que associações tenham êxito. Ao mesmo tempo, a relevância da Cacis na sociedade de Estrela recebe destaque do presidente. “O associativismo ajuda a elevar o tamanho da cidade e da região. A Cacis hoje tem uma voz ativa dentro das decisões na sociedade”, acrescenta.
Ele vê a formação das associações muito parecida com a das famílias. “Costumo dizer que o associativismo para mim é como a formatação de uma família. Tu encontra uma pessoa para compartilhar um bem comum, e em cima disso planta um futuro”, conclui.
Ações na região
A campanha regional do Dia Nacional do Associativismo foi coordenada pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT). Entidades como a Cacis, Acil e CIC Teutônia promoveram reuniões voltadas à valorização do setor e com abordagens no âmbito econômico.
