Retomar o desenvolvimento e o protagonismo regional depois da maior catástrofe natural da história do Rio Grande do Sul. Esse é o propósito de uma iniciativa encampada pelo Grupo A Hora, que busca envolver toda a sociedade para reerguer o Vale do Taquari, tanto no aspecto econômico quanto no social.
Batizada de “Vale Vivo”, a campanha tem como pilar principal a união de esforços para a reconstrução da região, a partir do consumo nas empresas localidades no Vale e também do incentivo ao empreendedorismo. Toda essa movimentação fortalece quem gera emprego e renda e movimenta a economia local.
Conforme o diretor executivo do Grupo A Hora, as águas da histórica enchente do começo deste mês devastaram a região, mas não o seu povo. “Queremos despertar e potencializar o espírito empreendedor que o Vale sempre teve, todo o seu brio e espírito aguerrido de fazer as coisas. Agora traduzido em um um momento histórico de construção e reconstrução”, frisa.
Weiss lembra que, neste momento tão delicado enfrentado pela região, todas as frentes atuam de forma engajada para garantir a volta por cima de uma das regiões mais dinâmicas do RS, com localização estratégica e acesso facilitado a Porto Alegre e grandes centros do interior.
“Não tenho dúvidas que essa é mais uma das muitas ações que estão por vir para deixar o nosso Vale do Taquari cada vez mais forte. Com isso, vamos tirar soluções e nos potencializarmos para o futuro”, aponta Weiss.
Integração
Em meio ao caos vivido nas duas últimas semanas, alguns aspectos positivos são destacados. A integração entre diferentes atores da sociedade em prol do apoio humanitário às famílias atingidas pela enchente mostra o caminho para a retomada regional.
“Ninguém está se furtando neste momento: empresários, poder público, voluntários e sociedade civil organizada. O Vale está mais agregado, mais integrado e unido do que nunca. Isso se verifica nos pequenos detalhes, em cada ato voluntário, ação comunitária, envolvimento empresarial. Estamos vendo e vivenciando um Vale estruturado, pronto para se reerguer e ser o que sempre foi”.
Novos negócios
Um dos pontos-chave da campanha, reforça Weiss, é o incentivo ao empreendedorismo, direcionado principalmente àqueles que pretendem investir na região. Lembra que novos negócios criam oportunidades para as pessoas.
“Se planejava fazer isso mais adiante, faça agora. Isso gera trabalho, gera renda, gera possibilidades para as nossas pessoas. O nosso Vale vive forte outra vez e você é chave nisso”.
A campanha
– Incentivo às pessoas a consumirem em empresas sediadas na região;
– Valorização de produtos e serviços locais;
– Apoio ao empreendedorismo. Novos negócios geram oportunidades de emprego e contribuem para o aumento da renda da população.