Esta semana marca o encerramento de uma ação da administração municipal para atender a estudantes de famílias carentes, a poucas semanas do início das aulas. A Secretaria de Assistência Social e Habitação recolhe os materiais escolares até a quinta-feira, 25, para em seguida começar a distribuição.
A campanha iniciou no dia 5, com oito pontos de coleta. Além do departamento responsável pela ação e do gabinete da vice-prefeita, outras entidades estão aptas para as entregas: Sicredi, Cresol, Sicoob, Bazar Teutônia, Mercado do Bairro e Supermercado Zart, do bairro Alesgut. “Este ano nós buscamos algumas empresas parceiras que nos ajudam na arrecadação”, comenta a subsecretária da pasta, Cláudia Cristina Röhrig.
A distribuição dos materiais também é vista como uma forma de incentivo para os estudantes frequentarem o ambiente escolar e melhora na autoestima. “Já tivemos situações de crianças que acabaram não querendo ir para a escola por não ter o material. Sabemos da importância disso para eles, essa motivação para que tenham uma nova realidade daqui algum tempo”, acrescenta.
As famílias procuram o setor em busca dos materiais, diz Cláudia, e todos os itens da lista são considerados prioritários. A entrega dos materiais ocorre uma semana antes do início das aulas, que começam em 14 de fevereiro. “Todos os materiais são muito bem-vindos e contemplam o que as famílias precisam.”
Para ter direito a receber os kits, os responsáveis devem fazer inscrição junto à secretaria, na sala 31 do Centro Administrativo, com documento de identidade e certidão de nascimento dos alunos. A estimativa da assistência social do município é que cerca de 100 famílias se credenciem.
Itens arrecadados
* Lápis
* Borracha
* Apontador
* Régua
* Lápis de Cor
* Caneta
* Cola
* Folhas de Ofício
* Caderno
* Estojo
* Mochila