A edição de quinta-feira, 3, do Jornal A Hora trouxe os resultados da segunda pesquisa eleitoral de Teutônia. Jonatan Brönstrup repetiu o desempenho da primeira pesquisa, com 25,6% dos votos na estimulada. Já Renato Altmann (PSD), que liderava o cenário em agosto, agora tem 23,3%, uma queda de 3,7 pontos percentuais. Logo atrás, está Professor Celso Forneck (PDT), que saltou mais de oito pontos e agora tem 21,8%.
O levantamento foi feito pelo Instituto Methodus, contratado pelo Grupo A Hora. A margem de erro dos resultados é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, foram entrevistadas 400 pessoas, entre os dias 28 e 30 de setembro de 2024. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: RS-04447/2024.
Para o diretor-presidente do Instituto Methodus, José Sauer, o “empate absoluto” na espontânea e o alto percentual de indecisos mostram que a eleição está “totalmente indefinida”. Para ele, qualquer um dos três candidatos que estão empatados podem vencer a eleição no próximo domingo.
“Numa disputa acirrada como essa, [o número de indecisos] é o que vai decidir o resultado final. Essa eleição está indefinida e teremos uma disputa acirrada até o fim. É improvável que alguém dispare quando começar a apuração das urnas. Será voto a voto”, salienta.
Avaliação dos candidatos
Carlos Renato Dreyer (PT) – “A avaliação que eu faço é semelhante a que eu fiz na primeira pesquisa. O trabalho do PT não muda diante desses índices. O nosso trabalho continua igual. Na verdade, também temos notícias de que essa última pesquisa foi um tanto conturbada em Teutônia. Confiamos nas pessoas, no nosso trabalho durante a caminhada e a verdadeira pesquisa vai ser no domingo. Eu imagino que os números não sejam próximos aos divulgados pela pesquisa.”
Aline Kohl (PL) – “Essa pesquisa está passando pelo crivo do Ministério Público. Bem complicado fazer uma avaliação das pesquisas porque todas as outras apresentam números diferentes. Eu acredito é no voto na urna. Esses dados não refletem a forma calorosa com que somos recebidos nas casas. Seguimos firmes no nosso trabalho e no nosso propósito. Entramos de chapa pura para ter a liberdade de fazer um trabalho diferente e fortalecido até o final.”
Renato Altmann (PSD) – “Eu recebo a pesquisa de forma muito tranquila. A pesquisa é uma ferramenta de trabalho e a gente tem que respeitar.
Fizemos um trabalho constante de pesquisas durante a nossa caminhada, com empresas sérias e isentas. Percebemos um sentimento muito grande de mudança para trazer de volta uma segurança administrativa. O que nos traz alegria é a receptividade que estamos tendo durante as caminhadas. Essa redução no índice não preocupa porque não acreditamos nela.”
Celso Forneck (PDT) – “Esse resultado confere com o que temos. Também intensificamos muito nossa caminhada nas últimas semanas, apresentando nossas propostas, deixando claro a forma como nós trabalhemos, o que fizemos e como vamos olhar para Teutônia no futuro. Nossa equipe sempre esteve na rua e a população de Teutônia nos conhece. Vão querer continuidade deste trabalho. Por isso estamos otimistas e agradecidos.”
Jonatan Brönstrup (PSDB) – “Recebemos a pesquisa com muita alegria. Nessa reta final é importante, principalmente para motivar mais o grupo. Mas também com muita responsabilidade, pois não existe eleição vencida. Eleição se ganha por meio do trabalho, do diálogo permanente com a comunidade. E é isso que temos feito, para fazer com que nosso nome seja lembrado e fique vitorioso no domingo. Temos a convicção que nosso plano de governo está conectado com a realidade da população.”