Jornal Nova Geração

PENSAR ELEIÇÕES 2022

Candidatos do Vale à Assembleia abriram hoje série de debates

Serão cinco rodadas para reunir os 21 concorrentes da região. Primeiro encontro, na manhã de hoje, coloca frente a frente quatro nomes ao parlamento gaúcho

Quatro candidatos a deputado estadual abriram hoje a série de debates com os concorrentes aos parlamentos estadual e federal que possuem domicílio eleitoral no Vale do Taquari. Serão cinco encontros nas próximas duas semanas, numa iniciativa do Grupo A Hora em parceria com a Fundação Univates.

Douglas Sandri (Novo), José Alves (Podemos), Leonardo Stephan (União Brasil) e Maneco Hassen (PT) estiveram no estúdio da Rádio A Hora 102,9 das 9h às 11h. O evento teve transmissão ao vivo em áudio e também em vídeo, pelas redes sociais do Grupo A Hora. A mediação foi do jornalista Fabiano Conte.

Os debates integram o projeto “Pensar Eleições 2022: Desperta, Vale do Taquari”, que visa conscientizar o eleitor sobre a necessidade e a importância da região voltar a ter representatividade tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados. Dentro da estratégia, também constam reportagens especiais e pesquisas de intenção de voto.

A definição das datas com os respectivos participantes dos debates foi feita em sorteio na manhã do dia 5 de agosto, na sede do A Hora. Quase todos os candidatos e seus representantes estiveram presentes na reunião, que também apresentou detalhes e as regras gerais do evento.

Estrutura do debate

Os debates a deputado serão divididos em cinco blocos e terão duas horas de duração. Nos blocos 1 e 3, todos terão dois minutos para responderem a uma pergunta geral. Os questionamentos foram elaborados pela coordenação dos trabalhos e dizem respeito às principais demandas a serem defendidas e sobre a atuação enquanto um representante regional, caso o postulante seja eleito.

No bloco 2, haverá o enfrentamento entre os candidatos, com perguntas sobre temas escolhidos pela organização do debate. O tempo de pergunta é de um minuto, enquanto a resposta será de dois. Ainda haverá réplica e tréplica, ambas com um minuto.

O quarto bloco será semelhante ao segundo, com perguntas entre os candidatos e espaço para réplica e tréplica. A diferença é que neste caso, os questionamentos terão temática livre. Por fim, o bloco final será reservado às considerações finais, com dois minutos para cada um.

Regras gerais dos debates

O candidato não poderá ser representado por assessor e nem substituído por outro candidato, nem do mesmo partido;

– O debate será pautado pelo princípio da ética e respeito mútuo. O descumprimento desses valores acarretará na exclusão do candidato do debate;

– O debate será conduzido por mediador, sendo este responsável por apresentação e leitura das regras, bem como condução dos blocos;

– Cabe ao condutor, com ajuda da coordenação dos trabalhos, a concessão de direito de resposta e outras situações pertinentes ao programa;

– Os debates serão divididos em blocos e nos intervalos os candidatos poderão ter conversar com assessores. Será permitido acesso ao local de apenas um assessor por candidato e este ficará fora do estúdio, em sala disponibilizada pela coordenação.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: